Que tal abrir o Microsoft Word utilizando a tecla de atalho CTRL + ALT + W, ou o Google Chrome com CTRL + SHIFT + G? Legal, né! Pois então, meu pequeno gafanhoto, o Windows permite que você crie teclas de atalho personalizadas para abrir qualquer programa nativo do sistema ou instalado posteriormente. Dessa forma você pode ganhar tempo e aumentar a sua produtividade.
Algumas dicas antes de criar teclas de atalho no Windows personalizadas
- Você pode fazer combinações com as seguintes teclas: CTRL, ALT, SHIFT e CAPS LOCK;
- Se você criar atalhos iguais para programas diferentes, o Windows vai priorizar o programa que recebeu o atalho primeiro;
- Por motivos óbvios evite atalhos que entram em conflito com atalhos nativos usados em outros programas;
- Teste antes a combinação que pretende usar para se assegurar de que nenhum outro programa já está usando.
Roteiro: criando teclas de atalho personalizadas com leitor de telas
Para esse roteiro vou utilizar o Windows 10 e o leitor de telas NVDA , mas você pode usar o seu leitor de tela favorito.
- Abra o MENU INICIAR e procure pelo programa desejado na caixa de pesquisa. Como exemplo vou usar o Microsoft Word 2016. Não abra o programa, apenas selecione-o;
- Com o programa selecionado, tecle APPLICATION;
- Com as setas verticais localize a opção Abrir local de arquivo, depois tecle ENTER. Se estiver utilizando o Windows 7, localize a opção Propriedades, tecle Enter e pule para o passo 5;
- O Windows Explorer será aberto com foco no programa pesquisado anteriormente; Tecle ALT + ENTER para abrir as propriedades do programa;
- Com a janela Propriedades aberta, navegue com o TAB até TECLA DE ATALHO;
- Pressione a combinação de teclas desejada, por exemplo, CTRL + ALT + W. Depois tecle ENTER ou vá com o TAB até o botão OK;
Observação: Em alguns casos pode surgir um aviso de segurança solicitando permissão do administrador. Clique em continuar e se for o caso, digite a senha do administrador.
Roteiro: criar teclas de atalho no Windows personalizadas (com mouse)
1 Abra o Menu iniciar e procure pelo programa que deseja aplicar uma tecla de atalho na caixa de pesquisa. Como exemplo vou usar o Microsoft Word 2016. Não abra o programa;
2 Clique com o botão direito do mouse sob o programa e escolha Abrir local de arquivo;

3 Será aberto o Windows Explorer;
4 Clique com o botão direito do mouse e no menu de contexto que se abre selecione a opção Propriedades;

5 Você automaticamente estará na guia atalho. Em tecla de atalho pressione a combinação de teclas desejada, por exemplo, CTRL + SHIFT + W. Depois tecle ENTER ou clique no botão OK.

Tags Teclas de atalho
5 COMENTÁRIOS
Leandro Pereira
4 anos atrás
Dica bem útil,
ainda mais pra quem usa mais de um leitor de tela ou lupa,
é só usar o atalho e ficar alternando quando precisar!
Ricardo de Melo
4 anos atrás
AUTOROlá Leandro, beleza?
Eu uso bastante essa técnica para agilizar a abertura de programas.
Como você disse, não importa o leitor de telas que você usa o atalho vai sempre funcionar.
Abraços!
Victor Inacio
3 anos atrás
Ótimo tutorial valeu.
francisco santana
1 ano atrás
SENSACIONAL O TEU SITE.
PARABÉNS PELOS SEUS TUTORIAIS. QUE BOM TER PESSOAS COMO VC PARA DIVIDIR CONHECIMENTOS.
Ricardo De Melo
1 ano atrás
AUTORMuito obrigado Francisco