496
7

5 ampliadores de tela para seu computador

496
7
Uma lupa ampliando um flor margarida que nasce entre pedras de paralelepípedo em uma rua

Um ampliador de tela, como o próprio nome sugere, faz a ampliação de textos e imagens na tela do computador para facilitar a utilização por parte de pessoas com deficiência visual (baixa visão), ou ainda, para pessoas que tenham algum outro tipo de dificuldade visual, inclusive as temporárias.

Os ampliadores de tela também são conhecidos como: lupa, lente de aumento, zoom em tela e magnificadores (do inglês magnification).

Pessoas com baixa visão se beneficiam desse tipo de programa para ter acesso aos computadores, já que, normalmente, seu resíduo visual não permite a visualização dos itens na tela no tamanho normal. A característica principal desse tipo de software é a ampliação da tela, mas há programas que oferecem um sintetizador de voz, que agregado à ampliação, tornam o trabalho na frente do computador menos cansativo aos usuários. Outros oferecem alto contraste, opções para o cursor e ponteiro do mouse e outras funcionalidades interessantes para facilitar a localização e identificação de itens na tela.

Abaixo cito alguns ampliadores de tela conhecidos por mim e outros pesquisados na internet. Vale lembrar que essa lista não é de classificação e sim de ordenação, ou seja, meu intuito não é dizer qual é o melhor programa, mas apenas mostrar opções variadas que vão dos gratuitos aos pagos, com muitos ou poucos recursos e para diferentes sistemas operacionais.

1. Ampliador de tela Lupa do Windows (recomendo🌟)

logotipo do ampliador de tela lupa do windows

A lupa do Windows talvez seja o ampliador de tela mais acessível aos usuários, já que o recurso é nativo no Windows desde a versão 98 (se eu não me engano!). Ele é extremamente leve e não consome recursos do sistema, em compensação, possui poucas opções de configuração.

Seus principais recursos são: nível de ampliação de até 16x, inversão de cores, funções de rastreio (seguir o ponteiro do mouse, o foco do teclado e o ponto de inserção do texto) e 3 modos de exibição (tela inteira, lente e âncorado). A qualidade da ampliação deixa a desejar quando o nível de zoom é muito alto, nesse caso ocorre pixelização (quando as letras ficam quadriculadas).

No Windows 10, após a atualização Fall Creators Update, a lupa do Windows ganhou novos recursos, como melhoria na qualidade da ampliação, teclas de atalho e mais.

Para ativar a Lupa do Windows, abra o Menu Iniciar e digite “lupa” na caixa de pesquisa ou se preferir use o atalho Menu Iniciar + Sinal de adição. Também é possível iniciar a lupa automaticamente, toda vez que iniciar o sistema.

2. Ampliador de tela MAGic

logotipo do ampliador de tela magic

O ampliador de tela MAGic é desenvolvido pela mesma empresa do leitor de tela JAWS, sendo considerado por muitos, o melhor ampliador de tela disponível no mercado.

O ampliador de tela MAGic possui um sintetizador de voz, o mesmo do leitor de tela JAWS, que lê de forma objetiva o que está na tela. Uma espécie de ajuda auditiva para você não cansar muito os olhos.

O ponto negativo é que ele consome bons recursos do seu sistema, deixando seu computador um pouco mais lento. Outro problema do MAGic é o preço de sua licença. Custa…melhor não falar, vai que você resolve párar de ler esse artigo!


3. Ampliador de tela ZoomText

logotipo do ampliador de tela zoomtext

Este software é uma das soluções mais completas disponíveis no mercado. O ampliador de tela ZoomText possui uma enormidade de recursos que facilitam a vida do usuário com baixa visão.

Além de várias opções de ampliação, o programa oferece uma série de funções para configurar o contraste da tela, cores e tamanhos diferentes para o cursor do mouse e um sintetizador de voz. Nesse último quesito o ZoomText parece ter incorporado melhor um leitor de tela do que o MAGic, oferecendo uma integração entre ampliação e leitura bem inteligente. Ponto negativo: Preço caríssimo.


4. Ampliador de tela SuperNova

Logotipo do ampliador e leitor de tela supernova

O SuperNova, além de ampliador de tela, também é um leitor de tela, o que facilita a vida de muita gente. Afinal parece ser inteligente unir em um só programa um ampliador e um leitor de tela.

O ampliador e leitor de tela SuperNova é uma solução mega completa, assim como seus rivais MAGic e ZoomText. Possui uma excelente qualidade de ampliação, sem deixar o texto serrilhado, recursos para melhorias do ponteiro do mouse, alto contraste com várias opções e uma variedade de configurações.


5. ZoomIt

logotipo do ampliador de tela zoomit

Provavelmente o desenvolvedor do Zoomit não pensou no programa como um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O foco do programa está em palestrantes e profissionais que usam apresentações em eventos ou coisas do gênero, já que seus recursos, além da ampliação, estão em fazer marcações e anotações na tela.

Mesmo assim, por ser um programa levíssimo e não precisar ser instalado no computador, o ZoomIt pode ajudar na hora do aperto.


Como podemos perceber, o que não falta é opções de ampliadores de tela para…desculpe o trocadilho, ampliar nossa acessibilidade e nosso conhecimento. Nessa lista procurei trazer opções de programas que vão dos simples aos completos, dos que têm poucos recursos aos cheios de recursos e dos gratuitos aos que custam os olhos da cara (sem trocadilhos dessa vez!).

Ricardo De Melo
ESCRITO POR

Ricardo De Melo

Web Designer, Especialista em SEO , WordPress, E-commerce, Marketing Digital e Acessibilidade Web. Atualmente, trabalha como Web Designer na instituição LARAMARA. Nessa instituição, também atuou como professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual por 7 anos. Idealizador dos blogs: O AMPLIADOR de ideias e HEINRIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 comentários em “5 ampliadores de tela para seu computador

  1. Tive covid e fiquei com problema de visão, a luta está né ajudando bastante, já não fico tanto tempo procurando o cursor. Muito obrigada.