Topo
Close em um smartphone fazendo o reconhecimento de um texto sob uma mesa em segundo plano
Publicado na categoria Artigos

10 aplicativos para reconhecer imagens e objetos úteis para pessoas com deficiência visual

Sabe quando você está sozinho e precisa verificar o rótulo de algum produto, ler algum documento impresso ou até saber o que tem em uma imagem? Hoje já existem vários aplicativos para reconhecer imagens e objetos. Boa parte deles, inclusive, baseados em inteligência artificial. Quanto mais dados e informações disponíveis, melhores eles ficam.

Abaixo, você confere 10 aplicativos que podem te ajudar a aumentar a autonomia e independência nessas situações. Cada um possui uma característica particular ou é melhor para determinadas condições. O ideal é ter mais de um no seu smartphone, para ter múltiplas opções de resolver um determinado problema. Vem comigo!

1. TapTapSee

Esse aplicativo é da empresa CloudSight Image Recognition API e usa inteligência artificial para identificar qualquer objeto bi ou tridimensional por meio da câmera do celular. Você pode tanto tirar foto como utilizar as imagens de sua galeria, além de poder captar o objeto por um vídeo de até 10 segundos. O app anuncia as informações em português, por meio de algum serviço de tradução automática.

Aqui, tive alguns problemas de identificação, como o fato de ele dizer duas vezes que um perfume e um creme corporal era um smartphone Samsung Galaxy. Em outras situações, no entanto, ele cumpriu bem o papel para o qual se destina.

Disponível gratuitamente  para Android e iOs.

2. CamFind

Semelhante ao TapTapSee, o CamFind também identifica objetos. Mas o foco principal dele é fazer buscas visuais a partir de imagens de produtos. Isso significa que você pode tirar uma foto de um notebook, por exemplo, e saber qual é o local mais próximo que vende o dispositivo.

Ele exibe resultados de pesquisas na Internet, imagens relacionadas/semelhantes, comparações de preços e compras online e scanner de código QR.

Disponível gratuitamente para Android e iOs.

3. Blind Droid Wallet

Se o seu objetivo é apenas identificar dinheiro, esse é um aplicativo muito completo para essa finalidade. Tem diversos recursos, como modo de foco automático,, reconhecimento mais preciso e anúncio do lado das cédulas, opções visuais para informar o atual estado de identificação do dinheiro para pessoas com baixa visão, entre outros.

O app está disponível em português e identifica várias moedas, incluindo o real brasileiro. O inconveniente é o fato do usuário ter que baixar o módulo da moeda brasileira na Google Play, além de baixar o aplicativo. O pessoal do Acessibilidade Android fez uma boa análise do Blind Droid Wallet em um review em vídeo publicado no Youtube.

Disponível gratuitamente para Android.

4. Seeing AI

Talvez esse seja um dos aplicativos para reconhecer imagens e objetos mais poderosos da atualidade. A Microsoft lançou esse app para iPhone em 2017 e apenas em 2018 ele chegou na Appstore brasileira. Ele é capaz de identificar objetos, textos, documentos, cores, luz, cenas, pessoas e cédulas de dinheiro. Essa última opção, até o momento, não é capaz de reconhecer cédulas em real.

O reconhecimento de pessoas é tão acurado que ele pode dizer se uma pessoa está ou não usando óculos, a cor da pele, dos olhos e do cabelo e até tenta adivinhar a idade de quem está na foto (mas não se assuste com essa última parte porque ele não é tão preciso nessa adivinhação). Você pode tanto tirar fotos como reconhecer imagens presentes no smartphone e em redes sociais. O ponto negativo é que as informações anunciadas são em inglês, assim como as funções do aplicativo e não há perspectiva para lançamento em outros idiomas.

Disponível gratuitamente para IOs.

5. ViaOpta Daily

Esse app foi desenvolvido pelo grupo farmacêutico suíço Novartis. Ele fornece um conjunto de ferramentas para a autonomia e independência da pessoa com deficiência visual, como identificação de objetos, cenas, cores, lupa, cronômetro, previsão do tempo e até uma função para ajudar a tirar selfie. O app está disponível em português.

Infelizmente no iPhone ele tem alguns problemas de usabilidade, como o fato de não funcionar sem o fone de ouvido em alguns aparelhos. Você também pode ficar um pouco confuso no começo porque ele tem uma voz própria e não necessita do leitor de telas do celular.

Disponível gratuitamente para Android e iOs.

6. Eye-D

O Eye-D é um aplicativo para melhorar a autonomia da pessoa com deficiência visual. Por isso, possui outras opções além de identificar objetos e textos. Ele também tem um recurso para você descobrir o local exato onde está, os pontos de interesse ao redor, além de poder traçar rotas com a ajuda de outros aplicativos de mapas instalados no seu celular.

Não espere uma descrição extremamente completa do ambiente e das imagens, até mesmo porque esse não é o intuito do aplicativo. Ele tem uma versão gratuita e uma paga com funções adicionais como um scanner OCR avançado para diferentes idiomas, identificação de cores e Ler texto off-line.

Disponível para Android e iOs.

7. Examine Clothes Color

Sabe quando você vai sair e não teve tempo de organizar as roupas da forma como gostaria e não sabe de que cor elas são? O Examine Clothes Color cumpre justamente esse objetivo.

Com ele você pode tirar fotos das roupas e ele dirá não só a cor como também o padrão da peça, expressa em cinco categorias. O ponto negativo é que o aplicativo só está disponível em inglês.

Disponível gratuitamente para iOs.

8. Envision AI

Semelhante ao Seeing AI, esse aplicativo também possui vários recursos para descrever imagens e reconhecer textos. Entre os recursos estão leitura de textos em quaisquer superfícies, leitura de documentos, descrição de imagens, identificação de objetos, lupa e examinador de código de barras. O melhor de tudo é que o aplicativo está disponível em português. Outra função interessante é o fato de poder identificar imagens do rolo da câmera e salvá-las com as descrições fornecidas.

O ponto negativo é que ele está disponível de forma gratuita apenas durante 14 dias. Mas, mesmo depois desse tempo, você consegue reconhecer as imagens presentes no celular com o app.

Disponível gratuitamente para Android e iOs.

9. MoneyID

Já falamos de um aplicativo para identificar cédulas de dinheiro para Android. Agora chegou a hora de recomendar um app específico para essa tarefa no iPhone. O projeto foi desenvolvido por um grupo de brasileiros e por enquanto só reconhece o real brasileiro. O uso é simples e intuitivo. Basta abrir o aplicativo e apontar para a cédula em uma distância considerável. O reconhecimento pode demorar um pouco mas os testes demonstraram que ele é funcional. Agora é torcer para que ele ganhe novas atualizações e melhorias.

Disponível gratuitamente para  iOS.

10. Be My Eyes

Quando tudo der errado, você ainda tem uma carta na manga. O aplicativo Be My Eyes conecta pessoas com deficiência visual e voluntários que enxergam por meio de videochamada. Dessa forma, é possível ter a ajuda de um ser humano de carne e osso para as situações em que nem mesmo os aplicativos de reconhecimento de objetos e imagens podem ajudar.

Atualmente o app tem mais de 1,9 milhões de voluntários e cerca de 116 mil pessoas com deficiência visual cadastradas.

Disponível gratuitamente para AndroidiOS.

Tags

Sobre o autor: Gustavo Torniero

Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe

8 COMENTÁRIOS
  • Filipe Zaniboni
    9 meses atrás

    essa lista é muito boa para apresentar para amigos que são cegos a pouco tempo. eu não conhecia apenas os itens 7, 8 e 9.

    • Gustavo Torniero
      9 meses atrás
      AUTOR

      Obrigado pelo comentário, Filipe!

  • Arlene Vieira
    9 meses atrás

    Achei excelente este artigo, Com certeza foi muito útil e agora já sabemos informações específicas sobre aplicativos que podem ser interessantes para nós ou não, pelo menos não vamos precisar ficar experimentando um por um para saber quais as funções e qual mais satisfaz as nossas necessidades. 😉

    • Gustavo Torniero
      9 meses atrás
      AUTOR

      Obrigado Arlene! O intuito foi exatamente esse. Não conseguimos aprofundar as funcionalidades de cada aplicativo, mas foi possível dar um panorama geral das aplicações e os principais usos práticos.

  • Ricardo De Melo
    9 meses atrás

    Olá Gustavo, primeiramente seja bem-vindo ao blog. Espero ver mais artigos seus por aqui. Acho que seu post manteve toda a qualidade que eu prezo por aqui. Mas não poderia esperar outra coisa de uma pessoa que e jornalista por formação.

    Quanto ao artigo em si, como o Filipe disse, pode ser de grande valia para pessoas que perderam a visão a pouco tempo, no entanto, ele serve de base para familiares de PCDs, educadores e afins.

    Parabéns!

  • WELLINGTON DE CASTRO
    9 meses atrás

    Olá! Gostei do artigo; eu nâo conhecia algums, ampliei meu arcabolso e posso indicar para amigos.

    O artigo ficou excelente; objetivo, de facil compreençao.

    Até mais!

  • Victor Inacio
    9 meses atrás

    Muito bom. Boa noite, a grande maioria dos aplicativos que estão nessa lista, para androide, eu já conheço e utilizo, muito legal Ricardo você colocar essa matéria aqui no blog, pois educadores e visitantes poderão ajudar melhor seu aluno, filho, amigo e etc.
    Não posso deixar de agradecer o escritor Gustavo Torniero pela matéria, muito obrigado.

    Victor Inacio acessibilidade.

    • Ricardo De Melo
      9 meses atrás

      Valeu Victor. Com certeza essa lista é muito útil para familiares de pessoas com deficiência visual. Serve de base para melhorar a autonomia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *