Topo
Mulher deitada no sofá, de olhos fechados e fone de ouvido
Publicado na categoria Artigos

3 Programas para converter textos em áudio MP3

Sabe aquele texto gigante que você precisa estudar, mas não quer perder tempo lendo a bagaça? Ou ainda gostaria de ouvir algum conteúdo bacana que pegou na internet enquanto faz ginástica ou prepara o almoço da família?

Então, é possível converter textos em áudio, no formato MP3, WAV ou outros formatos, para ouvir quando e onde quiser, seja no computador, celular ou outro dispositivo qualquer que suporte tais formatos de áudio.

Programas que convertem texto em áudio são bem indicados para pessoas com deficiência visual, mas qualquer outro tipo de público pode se beneficiar, por exemplo, alunos que precisam estudar textos longos, profissionais que passam muito tempo no trânsito ou pessoas que são viciadas em consumir muita informação.

Uma característica legal desses programas é a possibilidade de digitar textos em outros idiomas para ouvir a pronúncia correta, nesse caso você vai precisar ter uma voz do idioma desejado instalado no computador.

Abaixo listo os três programas que eu uso para essa tarefa de converter textos em áudio MP3, citando seus pontos positivos e negativos. Faça o teste e veja qual você acha o melhor.

1. Balabolka (recomendado)

Conversor de texto em áudio mp3 Balabolka

O Balabolka (papeador em Russo) é um software de conversão de texto em áudio bastante completo e muito fácil de usar, além de ser totalmente gratuito. O texto pode ser salvo em um arquivo no formato WAV, MP3, MP4, OGG ou WMA.

Você pode controlar a velocidade, tom e volume da fala, além de outras ferramentas encontradas nos botões e menus do programa.

Um diferencial do Balabolka é a possibilidade de converter textos em áudio (sem precisar abrir os arquivos) apenas clicando com o botão direito do mouse sobre um arquivo do Word, por exemplo, e selecionando as opções do Balabolka disponíveis no menu de contexto.

Mais ideias sobre o Balabolka

Desenvolvedor: Cross+A | Versão: 2.15 Gratuito

2. DSpeech

Conversor de texto em áudio mp3 DSpeech

O Dspeech é um programa bem simples, leve e gratuito. Sua interface é bem feinha, mas intuitiva. Há uma caixa de diálogo bem grande onde devemos digitar ou colar o texto que desejamos converter em áudio. Também é possível abrir textos nos formatos: docx, txt, html, pdf.

Na parte inferior da janela há vários botões de controle da fala, como Reproduzir, Pausar e etc. E no lado direito você pode escolher a voz, qualidade do áudio, volume, velocidade e afins.

O programa está em inglês, mas você pode baixar a tradução para o Português do Brasil aqui.

Mais ideias sobre o DSpeech

Desenvolvedor: D-Software | Versão: 1.73 Gratuito

3. TextAloud

logotipo do conversor de texto em áudio mp3 textaloud 4

O TextAloud não é tão intuitivo quanto o Dspeech. Você vai precisar fuçar um pouco nos menus e nas barras de ferramentas para achar as coisas e saber o que cada botão faz. Sei que sou meio burrinho, mas tive que assistir um tutorial no canal no Youtube do desenvolvedor para aprender como salvar o texto em MP3.

Por outro lado, você tem muito mais opções de configurações a sua disposição para no final ter um arquivo de áudio com uma qualidade de som e de leitura mais aprimorados.

E ter a disposição tantas coisas custa caro, já que o TextAloud não é gratuito, mas você pode instalar o programa e testar por 20 dias. Dá para converter uma pá de texto em 20 dias, né não?

Assim como o Dspeech, o TextAloud suporta os principais formatos de texto: doc, txt, html e pdf.

Desenvolvedor: NextUp | Versão: 4.0.46 Trail ( você pode testá-lo por 20 dias sem custo)

Tags

Sobre o autor: Ricardo De Melo

Professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e Desenvolvedor Web

16 COMENTÁRIOS
  • Segue Duarte de melo
    8 meses atrás

    Gostei muito do artigo, estou procurando justamente um recurso desse, obrigado!

  • Jonas Cruz
    2 meses atrás

    Obrigado, Ricardo! Dicas muito úteis!
    Trabalho com adaptação de material didático, então seu post me ajudou muito!

1 2

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *