TOPO
Publicado na categoriaArtigos

6 leitores de tela para seu computador

Um monitor com o menu iniciar aberto. No canto inferior esquerdo da imagem, um balão de conversa com o texto menu iniciar

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada através de um sintetizador de voz.

O leitor de telas “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

A navegação é feita através de um teclado comum, dispensando o uso do mouse na maior parte do tempo. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione. Então, não é preciso ter um teclado em braille, tecnologias da NASA ou alienígenas para um cego utilizar o computador. Basta um PC simples – pode ser aquele comprado nas Casas Bahia mesmo.

Nesse artigo irei falar de 6 leitores de telas existentes para seu computador. A ordem dos programas abaixo não representam uma classificação, portanto, o primeiro da lista não significa necessariamente que seja o melhor, mesmo porque o melhor leitor de telas é o que atende melhor as necessidades de cada usuário.

1. JAWS for Windows

Logotipo do leitor de tela JAWS

O JAWS (Job Access With Speech) é sem dúvida o principal leitor de tela do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific, o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de tela para plataforma Windows.

O software permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites, entre outras funcionalidades.

Desenvolvedor: Freedom Scientific | Versão: 17 Demo (sessões de 45 minutos)

   Baixe o leitor de tela JAWS 17

2. Virtual Vision

Criado em 1998 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 10, é o único leitor de tela totalmente desenvolvido no Brasil.

Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, Skype, entre outros.

Desenvolvedor: MicroPower | Versão: 10 Demo (sessões de 30 minutos)

   Baixe o leitor de tela Virtual Vision 10

3. DOSVOX

Logotipo do leitor de tela DOSVOX

Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE UFRJ), o DOSVOX não é bem um leitor de tela e sim um Sistema/Software completo rodando em ambiente Windows.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o mais indicado para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a utilizar um computador.

Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.

Desenvolvedor: Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ | Versão: 5 Gratuito

   Baixe o leitor de tela DOSVOX 5

4. NVDA

Logotipo do leitor de tela NVDA

O NVDA (Non Visual Desktop Access) é um leitor de tela gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo na contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte do público alvo.

O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos a cada nova versão.

Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

Desenvolvedor: NV Access | Versão: 2017.3 Gratuito

   Baixe o leitor de tela NVDA 2017.3

5. Orca

Logotipo do leitor de tela Orca

Assim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de tela é também um ampliador de tela, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Falando em sistema acessível, o Orca é o recurso nativo em algumas distribuições Linux, como Fedora, openSUSE e Ubuntu, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente.

Como o Linux possui muitas distribuições, minha sugestão principal é dar uma olhada no Projeto F123.

Desenvolvedor: Accessibility Program Office of Sun Microsystems | Versão: 3.0 Gratuito

   Baixe o F123 com o leitor de tela Orca

6. VoiceOver

O VoiceOver é o leitor de tela presente em cada Mac e demais produtos da Apple, como o Iphone, Ipad ,Apple TV e outros. Por ser um recurso nativo, o VoiceOver está totalmente integrado ao sistema, sendo assim, o feliz proprietário de um MacBook Pro, por exemplo, sai da loja com um computador acessível e pronto para o uso, sem depender de ninguém para fazer as configurações iniciais.

Outras características incluem: voz mais natural e em mais de 30 idiomas, movimentos usando o trackpad, rotor (um controle virtual para acessar uma série de comandos) e mais.

Para ativar o VoiceOver: acesse o Menu da Maçã / Preferências do Sistema / Acessibilidade ou Command + F5.

«
»

5 Comentários

  • Marta Jesus Santos em 14 de fevereiro de 2017

    Muito boa as informações, objetiva e precisas.

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de fevereiro de 2017

      Obrigado Marta por seu comentário. A ideia do artigo é ser uma lista para consulta rápida e fácil. Abraços!

      Responder
  • Ruhan Gohan em 14 de fevereiro de 2017

    Oi, Ricardo! Quanto tempo.
    Tenho me interessado por me aventurar no Linux como uma segunda opção ao Windows. Só que ainda não encontrei muitas informações a respeito de como fazer o processo sendo um usuário de leitor de telas, e se o processo de instalar uma VM para instalar o linux é acessível para pessoas com deficiência visual.
    Tenho esse interesse pois estou cursando Ciências da computação atualmente, e ouvi dizer algumas vezes que o linux é um bom sistema operacional para programadores se comparado ao windows.
    Então minhas perguntas são:

    * É possível realizar o processo até o ponto de estar com o linux na máquina em uma VM com o ORCA ligado, sem precisar da ajuda de alguém sem deficiência visual?
    Ps.: De preferência de forma gratuita.

    * O símbolo do leitor de telas ORCA é uma orca usando uma bengala mesmo, ou foi só para ilustrar o post?

    Abraço!

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de fevereiro de 2017

      Fala aí Ruhan, quanto tempo mesmo hein!?
      Então, eu sugiro você testar o F123 aqui do artigo. Não sei se o desenvolvedor está mantendo o sistema atualizado, mas eu sei que dá para instalá-lo sem a ajuda de um vidente. Até porque, as distribuições Linux possuem o recurso de rodar o sistema sem precisar instalá-los. Testa o F123 em sua VM e me fala o que acha.

      Quanto ao logotipo do ORCA é isso mesmo, uma baleia orca segurando uma bengala.

      Responder
  • Valter Ribeiro de Sena em 14 de fevereiro de 2017

    Bom dia Professor Ricardo!
    Excelente este seu artigo. Meus parabéns!

    Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *