Topo
Em uma superfície cinza, óculos que exibe legendas na lente, ao lado aparelho para recepção de audiodescrição
Publicado na categoria Notícias

Sony anuncia lançamento de óculos para audiodescrição e legendas nos cinemas

Estes óculos, leves como os óculos clássicos (84g), tem por objetivo melhorar a experiência de entretenimento em cinemas. Uma vez equipado, o surdo pode ir ao cinema a qualquer momento confortavelmente e assistir a qualquer filme. Associado a fones de ouvido, esta solução ainda permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir a audiodescrição.

A ideia é fazer aparecer as legendas sobrepostas ao campo de visão do espectador, com tecnologia holográfica. O texto aparece da maneira mais clara possível, a partir de qualquer lugar na sala e se move de acordo com o movimento do espectador. A posição de texto é ajustável, e permite aos espectadores acompanhar o filme sem ter que desviar o olhar da tela. De acordo com o fabricante, a tensão ocular não é sentida durante a transmissão. Também é possível escolher até seis idiomas de legendas. Finalmente, para assistir filmes em 3D, basta que o espectador fixe um filtro sobre esses óculos.

Esperamos que o Brasil também possa aproveitar dessa nova tecnologia.

Fonte: Blog da Audiodescrição

Tags

Sobre o autor: Ricardo De Melo

Professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e Desenvolvedor Web

2 COMENTÁRIOS
  • Juliane Leite de Almeida Ferreira
    3 meses atrás

    Boa tarde
    Preciso de uma ajuda, gostaria de saber se existe algum óculos que consegue descrever o local onde a pessoa com deficiência vsual se encontra, descrever o que se encontra próximo dela.
    Pois meu esposo tem 50 anos , fez uma amputação transtibial mas ja esta usando prótese, porem agora perdeu a visão , esta sendo muito complicado no caminhar, pois era uma pessoa super ativo e agora com a perda da visão se sente perdido, prefere ficar na cadeira de rodas.Por isso gostaria de saber sobre algum óculos que pudesse ajudar na locomoção, que descrevesse a cena.
    Já fiz várias pesquisas, mas não consigo encontrar.

    Att
    Juliane Almeida

    • Ricardo De Melo
      2 meses atrás
      AUTOR

      Olá Juliane, tudo bem?
      Até onde eu sei ainda não existe um óculos ou outro equipamento. Aqui no blog há alguns posts relacionados à óculos inteligentes, mas não no nível de autonomia que você precisa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *