Estes óculos, leves como os óculos clássicos (84g), tem por objetivo melhorar a experiência de entretenimento em cinemas. Uma vez equipado, o surdo pode ir ao cinema a qualquer momento confortavelmente e assistir a qualquer filme. Associado a fones de ouvido, esta solução ainda permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir a audiodescrição.
A ideia é fazer aparecer as legendas sobrepostas ao campo de visão do espectador, com tecnologia holográfica. O texto aparece da maneira mais clara possível, a partir de qualquer lugar na sala e se move de acordo com o movimento do espectador. A posição de texto é ajustável, e permite aos espectadores acompanhar o filme sem ter que desviar o olhar da tela. De acordo com o fabricante, a tensão ocular não é sentida durante a transmissão. Também é possível escolher até seis idiomas de legendas. Finalmente, para assistir filmes em 3D, basta que o espectador fixe um filtro sobre esses óculos.
Esperamos que o Brasil também possa aproveitar dessa nova tecnologia.
Fonte: Blog da Audiodescrição
Boa tarde
Preciso de uma ajuda, gostaria de saber se existe algum óculos que consegue descrever o local onde a pessoa com deficiência vsual se encontra, descrever o que se encontra próximo dela.
Pois meu esposo tem 50 anos , fez uma amputação transtibial mas ja esta usando prótese, porem agora perdeu a visão , esta sendo muito complicado no caminhar, pois era uma pessoa super ativo e agora com a perda da visão se sente perdido, prefere ficar na cadeira de rodas.Por isso gostaria de saber sobre algum óculos que pudesse ajudar na locomoção, que descrevesse a cena.
Já fiz várias pesquisas, mas não consigo encontrar.
Att
Juliane Almeida
Olá Juliane, tudo bem?
Até onde eu sei ainda não existe um óculos ou outro equipamento. Aqui no blog há alguns posts relacionados à óculos inteligentes, mas não no nível de autonomia que você precisa.