Aprenda a criar títulos e subtítulos de maneira correta, inserir URLs e criar links mais amigáveis e fazer descrição de imagens para deixar seus documentos do Word e PDF mais acessíveis para pessoas com deficiência visual.
Para referência, estou usando Word 2016 no Windows 10.
Criando títulos com T… de tesão
Você como sempre, esbanjando sensualidade na frente do computador, começa a elaborar seu documento, digita um bom título, na sequencia, bota um negritinho maroto pra dar aquela encorpada, centraliza o menino, seleciona uma fonte com um certo sex appeal, altera para uma cor da moda. Roxo joelhada é minha indicação. E para encerrar, aumenta o tamanho do bichinho para deixá-lo bem “Ui ui ui”.
Aí que delícia, cara! #sóquenão🥵
A única coisa que tu fez, meu pequeno gafanhoto, foi alterar a formatação de um parágrafo. Isso passou longe de ser um título.
Para criar um título e deixar seu documento mais semântico (adoro essa palavra, me sinto mais inteligente), basta selecionar o trecho a ser marcado como tal e clicar em “Título 1” (na aba Página Inicial) para o título principal, “Título 2” para subtítulos e assim por diante. Simples assim, jovem!
“Ah, mas essa formatação padrão tá horrível!”. Sim, Dr. Previsibilidade, já sabia que iria reclamar disso. Para formatar títulos ao seu gosto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de “Título 1” e escolher a opção “Modificar“. O mesmo vale para os subtítulos. Só isso? Só!😮
Dessa maneira, a segmentação de conteúdo que você criou, ao definir títulos, fará com que o leitor de tela NVDA, por exemplo, anuncie ao usuário a presença de um título na linha em foco, sem contar a possibilidade de saltar entre títulos, localizando de maneira mais efetiva as informações no documento.
Links para seres humanos
Que as máquinas estão dominando o mundo, todos nós já sabemos. É claro que eles precisam evoluir um cadinho no quesito inteligência. Basta ver o nosso Chefe do Executivo dando entrevistas. (Sim – trata-se de um robô bugado em fase de teste, sim – deixei atemporal de propósito e não – eu não sei o que isso tem a ver com o artigo).
Enfim, depois de fazer a gente perder um tempo, gostaria que prestasse muita atenção no link abaixo:
https://www.google.com/search?q=urls+longas&client=firefox-b-d&sxsrf=ALeKk007z_5THU1JqCq_DBwiU4rEa8UOYA:1585504710447&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiH5rioocDoAhVlI7kGHfq-DGAQ_AUoAXoECAwQAw&biw=1920&bih=766
Cá entre nós, eu sei que parou de ler quando percebeu que isso não seria uma leitura natural para você. Essa sequencia de letras, números e caracteres parece ser uma linguagem que só as máquinas entendem. Putz, era por isso que comecei falando de robôs!
Mas e aí, quer ter a experiência de ouvir como o leitor de tela se comporta ao passar por um link assim?
Então, porque cargas d’água você colaria um link assim dentro do documento do Word?
Para criar links amigáveis no Word, basta selecionar o texto, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Link.
Na janela que se abre, cole o endereço do site no campo “Endereço” (isso me pareceu bem óbvio!)
Me vê uma ibagem com descrição e pouco sal, por favor!
As pessoas com deficiência visual estão sedentas e famintas por um prato cheio de acessibilidade. E você adora dar uma de garçom da inclusão, mas na hora de entregar o prato, esquece de colocar uns temperinhos que dariam aquele sabor cabuloso na sopa de letrinhas braille.
O que o parágrafo acima tem haver com descrição de imagens? Num sei, mas a analogia foi massa. né não?
Para adicionar descrição às imagens, insira uma no documento (dã) , clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha “Editar Texto Alt…“.
Na janela que se abre, digite sua descrição, na caixa de texto indicada.
Mas e aí, num vai falar do PDF?
No Word, vai no menu arquivo, escolha exportar e salva como PDF. Fim!
Mas se seu objetivo é criar um PDF acessível mais profissa, dá uma lida no artigo: Melhores práticas para PDFs acessíveis – Movimento Web para Todos
Olá! Eu queria inserir um “texto alt” para hiperlinks. Como faço?