Topo
Em fundo vermelho, escrito em letras embaralhadas, simulando captchas, aprenda a resolver captchas no chrome
Publicado na categoria Tutoriais

Aprenda a resolver captchas com essa extensão gratuita para Chrome

Sabe aquelas letrinhas distorcidas utilizadas em imagens para você provar ser um humano e não um robô? Os captchas estão por toda parte na internet e prejudicam a navegação de pessoas com deficiência, idosos e até mesmo analfabetos funcionais. O problema é tão grande que os especialistas recomendam fazer uso do recurso só quando for extremamente necessário.

O pessoal do Movimento Web Para Todos, idealizado com o objetivo de promover a causa da acessibilidade digital, fez uma publicação para abordar os problemas e soluções de utilizar captchas como método de segurança. De forma geral, eles deveriam ser substituídos por outras alternativas, como perguntas em texto, por exemplo. Mas nós sabemos que essa não é a realidade. Em muitos casos, os sites não oferecem nem a opção em áudio.

Anteriormente, a salvadora da pátria era a extensão webvisum, para o navegador Firefox. Mas ela foi descontinuada por incompatibilidade com as novas versões do browser. Felizmente, agora existe uma extensão gratuita para o navegador Google Chrome para resolver essas imagens automaticamente. Vi a novidade no Twitter.

 

A extensão foi criada pelo desenvolvedor Oliver Edholm, o mesmo que criou o complemento Image Describer para o leitor de tela NVDA, com o objetivo de descrever alguns aspectos de uma determinada imagem para pessoas cegas com a ajuda da inteligência artificial. Abaixo, confira o passo a passo para instalar a extensão e começar a resolver os captchas automaticamente agora mesmo.

 

1. Baixe e instale o Google Chrome

Para quem ainda não possui o Google Chrome, precisa baixar o programa e instalar no computador. Você pode encontrar a versão mais recente do navegador aqui. Depois, é só executar o arquivo baixado e prosseguir com a instalação.

2. Baixe a extensão Captcha solver

Depois de instalar o Google Chrome, você precisará baixar o arquivo da extensão para resolver captchas. Isso acontece porque ela ainda só pode ser adicionada no navegador de forma local, ou seja, a partir do seu próprio computador. Portanto, baixe a extensão Captcha Solver nesse link. Depois, salve em alguma pasta da sua preferência.

3. Descompacte o arquivo

O arquivo que você baixou está compactado. Para que a instalação funcione, você deve descompactar essa pasta. Se você não sabe como fazer esse procedimento, siga as instruções da Microsoft para compactar e descompactar arquivos.

4. Acesse a seção de extensões no Google Chrome

Você tem duas formas de fazer isso. A primeira e mais intuitiva é pressionar a tecla alt e descer com a seta para baixo até ferramentas ou mais ferramentas, abrir o menu e entrar na opção extensões. A outra é digitar na varra de endereços do navegador o comando: chrome://extension e apertar enter.

5. Ative o modo desenvolvedor

Depois que você estiver na página de extensões, procure um botão chamado “Modo do desenvolvedor” e ative-o. Os leitores de tela o identificam como um botão.

6. Selecione a pasta descompactada

Agora, vamos encontrar a pasta descompactada onde colocamos os arquivos baixados no site do desenvolvedor da extensão. Clique na opção “Carregar sem compactação”. Em seguida, escolha a pasta de destino.

7. Desative o modo desenvolvedor

Para tanto, clique novamente no botão “Modo do desenvolvedor”. Feito! A extensão já está devidamente baixada e instalada no navegador.

Como utilizar a extensão Captcha solver

Agora que você já aprendeu a instalar, basta saber utilizar o recurso. Por padrão, o complemento tentará resolver os captchas automaticamente. Quando isso não acontecer, selecione o campo editável no qual você deve colocar as letras de um captcha e pressione Ctrl + Shift + 6. Você ouvirá uma mensagem de áudio quando o processo for concluído e conferir se realmente a extensão inseriu as informações no campo correto.

Apesar de toda essa maravilha, o complemento possui alguns inconvenientes. O mais irritante deles é o fato do Google Chrome sempre exibir uma mensagem quando o navegador é aberto, para informar que há uma extensão rodando em modo desenvolvedor. O jeito é ignorá-la, até não surgir uma nova solução. De acordo com  resposta enviada por  e-mail por Oliver Edholm desenvolvedor do Captcha solver para o Ampliador de Ideias, ainda não existe nenhuma forma de contornar esse inconveniente.

Também é importante dizer que a extensão coleta dados anônimos de usuários. Segundo o desenvolvedor, eles serão utilizados para a implementar um sistema para pessoas com deficiência visual. Confira neste link quais dados são coletados pelo complemento.

Tags

Sobre o autor: Gustavo Torniero

Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe

9 COMENTÁRIOS
  • wellington de Castro
    5 meses atrás

    olá! excelente, esses campos de recapcha é um pesadelo, já fiquei horas tentando passar por um desses.

    Agradeço pela dica e até mais!o

    • Gustavo Torniero
      5 meses atrás
      AUTOR

      Valeu querido! Eles são um grande entrave para a acessibilidade

  • Victor Inacio
    5 meses atrás

    Muito obrigado pela novidade, sei qu não foi o blog quem criou, mas sim quem está espalhando essa ideia, obrigado grande abraço.

  • Victor Inacio
    5 meses atrás

    Outra coisa:
    parabéns pelo texto muito bem escrito, assim como a grande maioria desse blog.
    fazia tempo que não deixava um comentário aqui, né?
    Obrigado.

    • Gustavo Torniero
      5 meses atrás
      AUTOR

      Obrigado, Victor! Continue acompanhando os textos.

  • Jose Roberto
    5 meses atrás

    Olá galera do O Ampliador de Idéias, primeiramente parabéns pelo aniversário de 4 anos do Blog no ultimo primeiro de Maio, onde todos nós ganhamos com o belíssimo trabalho apresentado aqui. Em relação ao artigo relacionado aos Captchas, fica aqui o meu eterno agradecimento por ter compartilhado conosco este recurso. Com certeza ajudará varias pessoas a não dependerem mais de um olho amigo, como era o meu caso na maioria das vezes.
    Abraços Ricardo e Gustavo pelo excelente tutorial.

    • Gustavo Torniero
      5 meses atrás
      AUTOR

      Valeu José!

  • Renato Renady
    5 meses atrás

    Opa! A nóis instalando também! Valeux pela divulgação! Tem um tempinho que não trombo com a precisança de uma solução dessas, mas é confortável ter à mão…

    • Gustavo Torniero
      5 meses atrás
      AUTOR

      Vive mexe eu topo com esses captchas, Renato. Valeu por comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *