A primeira vez que ouvi falar em DAISY achei que a pessoa estava falando de uma mulher chamada Deise. E para você não cometer esse mesmo engano ou ficar com cara de piso tátil quando o assunto for esse, segue uma explicação bem básica sobre essa tecnologia.
O livro digital DAISY (Digital Accessible Information System), em uma tradução livre Sistema Digital de Informação Acessível, é um formato de arquivo, que como o próprio nome sugere, faz com que o acesso à informação seja mais fácil às pessoas, beneficiando principalmente pessoas com deficiência visual.
Os livros nesse formato (DTB – Digital Talking Book) podem ser lidos em voz sintética, voz gravada ou em texto, além de oferecerem uma série de vantagens para os usuários. Entre elas podemos destacar:
- Facilidade na Manipulação dos arquivos;
- Possibilidade de ir diretamente para uma determinada página;
- Navegar pelo índice do livro e ir direto à um capítulo ou seção específica;
- Fazer anotações no livro;
- Marcar um determinado trecho.
O formato DAISY, foi adotado pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático e é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.
E agora que já sabemos que DAISY não é uma mulher e sim um formato de livro digital, precisamos saber como reproduzi-los e onde podemos encontrar bons livros para ler no conforto do nosso lar.
1. FSReader
O FSReader é o leitor de livros digitais da família JAWS, ou seja, foi desenvolvido pela Freedom Scientific. Teoricamente ele vem instalado por padrão desde a versão 6.0 do leitor de tela JAWS. Digo teoricamente porque só me lembro de ter tomado conhecimento deste programa na versão 11.0 do JAWS.
Um dos pontos positivos do FSReader é justamente a integração com o JAWS. Digamos que eles foram feitos um para o outro. Outro ponto positivo é a simplicidade do programa. Basicamente só há dois painéis bem distintos: o painel superior mostra o índice do livro e o painel inferior mostra o conteúdo do que foi escolhido no painel superior.
O que falta ao FSReader é uma maior possibilidade de configuração por parte do usuário. Mentira! Na verdade o FSReader não tem opção nenhuma para configuração ou personalização do mesmo. No final das contas o que importa mesmo é ter acesso ao livro e isso ele faz com muita tranquiilidade.
Desenvolvedor: Freedom Scientific | Versão: 3 (você precisa instalar o JAWS para ter acesso ao FSReader)
2. Dorina DAISY Reader
Desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para cegos (Não diga!), o Dorina DAISY Reader é um leitor de livros digitais bastante completo. Possui uma interface com apenas três cores: preto, branco e amarelo, facilitando a leitura de livros por pessoas com baixa visão.
O fato de possuir versões em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol parece refletir em uma leitura mais fluída por parte do sintetizador quando há termos em língua estrangeira no livro. Compreendes Muchacho?
Desenvolvedor: Fundação Dorina Nowill Para Cegos | Versão: 20140824 Gratuito
3. MecDAISY
O MecDAISY foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NCE/UFRJ (desenvolvedora do DOSVOX). O resultado final dessa parceria é um leitor de livros digitais extremamente completo e fácil de usar.
Possui uma interface contrastante e com botões de reprodução do livro bastante acessíveis, facilitando a vida tanto dos usuários cegos quanto dos usuários com baixa visão.
Ainda em relação à interface o que chama atenção são as várias opções de configurações. Diferentemente do FSReader, o usuário pode alterar a fonte, as cores e o sintetizador do programa. Além de outras tantas opções de personalização.
Desenvolvedores: Ministério da Educação e NCE/UFRJ | Versão: 1.0 r678 Gratuito
Convertendo documentos do Word para DAISY
Sabe aquele tutorial do Virtual Vision com trocentas páginas que você arrumou na internet? Vira e mexe você precisa de uma informação, mas não sabe que página está, nem o capítulo?
Como diria Seu Creysson do finado programa Casseta e Planeta: “Seus pobremas se acabaram-se!”
Converter documentos do Word para DAISY é relativamente fácil, para tanto, basta instalar um plugin no seu editor de textos. Para o Microsoft Word você poderá baixar o plugin DAISY TRANSLATOR (há versões para Word XP, 2003 e 2007). Também há um plugin para o OpenOffice Writer que pode ser baixado na página de extensões do programa.
Após a instalação do plugin, surgirá no Menu Arquivo a opção para exportar o documento no formato DAISY.
Alguns Livros para baixar
Já sabemos o que é DAISY, escolhemos um programa para reproduzir livros, mas ainda não temos nada para ler!
Então podemos começar baixando os seguintes livros:
- Audiodescrição – Transformando imagens em palavras;
- O Alienista de Machado de Assis;
- O Cortiço de Aluísio Azevedo;
- Livros experimentais criados pelos Centros de Apoio Pedagógico do MEC.
Se você, caro amigo internauta que acompanha o site, tiver outra sugestão de programa ou livro, compartilhe conosco, deixando um comentáiro com sua indicação. Agora o resto é com você!
7 COMENTÁRIOS
Milton Luiz Pereira
5 anos atrás
Antes de me tornar dv total,nunca me interessei me por informática,de forma que,tenho dificuldades básicas e só com tutoriais com cara de sala de aula, no passo a passo consigo assimilar. Exemplo:Fazer dawnload,converter PDF em doc ou txt,instalar programas. Que tal uma sala de aula virtual?
Ricardo de Melo
5 anos atrás
Fala aí Milton, tranquilo?
Estou começando a criar alguns tutoriais, dá uma olhada na aba Tutoriais.
Com o tempo vou fazendo mais tutoriais como esse que você sugere. Leva tempo, mas fique sempre de olho.
Quanto à uma sala de aula virtual, aguarde e confie (Como dizia o Didi!)
Abraços!
Irene Poeta
5 anos atrás
Oi, Ricardo.
Histórias de ninar para garotas rebeldes de Elena Favilli e Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves. Dois livros atuais que merecem ser lidos, mais que isso, precisam ser lidos.
Concordo com o colega, acho que deveria nos dar aulas em vídeos, principalmente para pessoas como eu, um tantinho atrapalhadas. As vídeo aulas que fez, são muito boas e, devo dizer os tutoriais também e você saberá o quanto são bons, quando eu começar a me arriscar e experimentá-los. Rsrsrs
Abraço,
Marciapoemas@gmail.com
3 anos atrás
Eu escrevi um livro quando já estava perdendo a visão é lancei livro de papel mesmo como faço para Meu livro isto é da minha autoria ser um livro digital tenho muitas dúvidas no ajude.
Ricardo De Melo
3 anos atrás
AUTOROlá Márcia, bom dia. Desculpa a demora em te responder.
Dá uma olhada na internet sobre o formato epub. Tenho um artigo em fase de acabamento sobre o tema. Assim que publicar te aviso.
João
2 anos atrás
rICARDO, O QUE VOCE ACHA DO sara ce DA feedom Scie
Ricardo De Melo
2 anos atrás
AUTOROlá João, desculpe mas não entendi