TOPO
Publicado na categoriaArtigos

Conhecendo o modo leitor dos navegadores

Em um fundo grafite, ícone de um notebook mostrando um livro aberto

Quando navegamos na internet, nos deparamos com sites com problemas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Isso é uma coisa que já estamos carecas e cegos de saber. Independente da questão de acessibilidade, ler artigos e notícias em alguns sites pode ser bem cansativo, por conta de excesso de propagandas, botões de compartilhamento em redes sociais, layout bagunçado, coisas pulando na tela e outros paranauês irritantes.

Para ajudar a resolver estes problemas – ou pelo menos diminuí-los – jovens, vos apresento o modo leitor dos navegadores.

O que é o modo leitor?

Simples! Basicamente o modo leitor (ou modo de leitura) dos navegadores, retira todo o excesso das páginas, como propagandas, menus e outros itens e mostra o conteúdo que nos interessa, ou seja, o texto principal da página, em um layout limpo e organizado.

Dois monitores fazendo um comparativo. O da esquerda mostra o site sem o modo de leitura habilitado. O da direita mostra o modo leitor habilitado

Vale citar que o modo leitor só aparece nas páginas de conteúdo dos sites e não na página inicial ou nas páginas de categoria.

Se o navegador encontrar uma tag HTML específica, ele habilita o modo leitor, caso essa tag HTML não tenha sido declarada, obviamente o modo leitor não será habilitado, ou seja, não são todos os sites que podemos habilitar o modo leitor.

Quais navegadores possuem o modo leitor?

O modo leitor está disponível nos principais navegadores, tais como Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Apple Safari, tanto em suas versões para desktop, quanto para versões mobile. Dos navegadores populares, o único que não possui o modo leitor é o Google Chrome.

Porquê o modo leitor pode ser uma boa saída para melhorar a acessibilidade em sites?

Um smartphone com o aplicativo mozilla firefox e o modo leitor habilitado

Bom, como dito aí em cima, habilitar o modo leitor faz uma limpa na página, mostrando somente o texto da notícia, artigo e etc. Isso por si só já é bem bacana, pelo simples fato de você fazer uma leitura mais fluída e sem distrações, como se estivesse lendo um texto no Microsoft Word ou um livro digital.

Além da facilidade de leitura, o processo de copiar textos fica muito mais fácil, já que basta selecionar tudo com Ctrl + A e depois colar com Ctrl + C.

Já para usuários com baixa visão, os navegadores possuem opções para aumentar o tamanho da fonte, ativar temas (fundo preto com letras brancas, por exemplo). Show de bola, né não?

O modo leitor do Mozilla Firefox

Quem me acompanha aqui no blog, já sabe que meu navegador favorito é o da Raposa de fogo. Já escrevi, inclusive, um artigo chamado 5 complementos do Firefox para deixar sites mais acessíveis.

E relacionado ao tema deste artigo, considero o modo leitor do Firefox o mais interessante e completo. Vamos falar um pouquinho dele então.

Um smartphone com a versão mobile do Firefox, em segundo plano um monitor com a versão desktop do Firefox. Ambos com um círculo laranja sob o botão modo leitor

Se o modo leitor estiver habilitado na página, um ícone de um livro aberto aparece do lado direito da barra de endereço, basta clicar nele e o modo leitor estará ativo. Outra forma de ativá-lo é ir até o Menu Exibir (alt + x) e escolher a opção “Entrar no leitor”.

Uma vez dentro do modo leitor, o texto principal fica no centro da tela e à sua esquerda há uma barra lateral, com os seguintes botões:

  • Sair do leitor: botão autoexplicativo. Ao clicar nele você volta para o site.
  • Controle de fontes: aqui você escolhe se quer fonte com ou sem serifa, controla o tamanho da fonte, margens, espaçamento entre linhas e os temas (claro, escuro e sépia). Uma dica: se o tamanho máximo da fonte não for suficiente para você, aplique o zoom na página com o comando Ctrl + Sinal de adição.
  • Narrar: você pode ouvir o texto, usando uma voz sintética instalada no computador. Isso é independente do leitor de tela.
  • Salvar no Pocket: aqui você pode salvar o link do site para ler mais tarde com calma. O Pocket é um serviço agregado ao Firefox, onde podemos organizar nossos favoritos.

Bom, acho que essa dica é bastante útil e espero que você passe a utilizá-la. Hoje em dia quase todos os sites modernos possuem o modo leitor e ler artigos e notícias dessa maneira tem se mostrado bastante interessante, pelo menos para mim.

«
»

10 Comentários

  • Irene Poeta em 28 de setembro de 2017

    Oi, Ricardo.
    Acabei de ler o artigo, cara, lembro de você me falar sobre isso, mas ler o texto me deixou bem curiosa.
    Vou testar e depois conto como foi a experiência.

    Abraço

    Responder
  • Wellington de Castro em 28 de setembro de 2017

    Olá!

    Gostei da dica!

    Responder
  • Arlene Vieira em 28 de setembro de 2017

    Eu amei essa dica, detesto quando eu copio e colo aquele texto cheio de coisas inúteis em volta….

    Valeu teacher por AMPLIAR essas ótimas IDÉIAS

    Responder
    • Ricardo de Melo em 28 de setembro de 2017

      Oi Arlene, realmente com o modo leitor fica muito mais fácil copiar e colar textos, sem outros elementos indesejáveis.

      Responder
  • José Roberto em 28 de setembro de 2017

    Fala Ricardo!!
    MuAito bacana o artigo e como você disse, estamos cegos de ouvir, mas careca, ainda vai demorar um pouco.
    Abraços!

    Responder
  • Leandro Pereira em 28 de setembro de 2017

    Qual tag seria essa Ricardo?
    Session?
    Article?

    Responder
  • José Carlos Gomes de Moraes em 28 de setembro de 2017

    Olá Ricardo, te encontrei faz pouco tempo, já entendo a tua importância dentro desse difícil universo da deficiência visual; infelizmente faço parte. Sou iniciante também no computador, tenho dificuldades, mas vou lhe acompanhar para encontrar atalhos que me conforte… OBRIGADO…!!!

    Responder
    • Ricardo de Melo em 28 de setembro de 2017

      Olá José Carlos, seja bem vindo ao site. Estou a disposição para tirar suas dúvidas e outros leitores do blog também. Só deixar comentários que a gente dá um jeito. Abraços

      Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *