O modo leitor (ou modo de leitura) dos navegadores, retira todo o excesso das páginas, como propagandas, menus de navegação e outros elementos e mostra o conteúdo que nos interessa, ou seja, o texto principal da página, em um layout limpo e organizado.
Via de regra, quando navegamos na internet, nos deparamos com sites com problemas de usabilidade e acessibilidade. Isso é uma coisa que já estamos carecas e cegos de saber. Nesse cenário é difícil arrumar um site bem aprumado, onde ler artigos e notícias não seja uma tarefa que te dê gastura no estômago.
E você sabe que um dos principais problemas é o excesso de propagandas, coisas pulando na tela e outros paranauês irritantes. É eu sei, eu também tenho um tiquim de culpa nesse breguete, mas as contas tão chegando, sô!
Para ajudar a resolver estes problemas – ou pelo menos diminuí-los – jovens, vos apresento o modo leitor dos navegadores.
Quais navegadores possuem o modo leitor?
O modo leitor está disponível nos principais navegadores, tais como Mozilla Firefox, Microsoft Edge Google Chrome e Apple Safari, tanto em suas versões para desktop, quanto para versões mobile.
Uma boa saída para melhorar a acessibilidade em sites
Bom, como dito aí em cima, habilitar o modo leitor faz uma limpa na página, mostrando somente o texto da notícia, artigo e etc. Isso por si só já é bem bacana, pelo simples fato de você fazer uma leitura mais fluída e sem distrações, como se estivesse lendo um texto no Microsoft Word ou um livro digital.
Além da facilidade de leitura, o processo de copiar textos fica muito mais fácil, já que basta selecionar tudo com Ctrl + A e depois colar com Ctrl + C.
Já para usuários com baixa visão, os navegadores possuem opções para aumentar o tamanho da fonte, ativar temas (fundo preto com letras brancas, por exemplo). Show de bola, né não?
O modo leitor do Mozilla Firefox
Quem me acompanha aqui no blog, já sabe que meu navegador favorito é o da Raposa de fogo. Já escrevi, inclusive, um artigo chamado 5 complementos do Firefox para deixar sites mais acessíveis.
E relacionado ao tema deste artigo, considero o modo leitor do Firefox muito prático e fácil de usar. Vamos falar um pouquinho dele então.
Se o modo leitor estiver habilitado na página, um ícone de um livro aberto aparece do lado direito da barra de endereço, basta clicar nele (ou usar o atalho F9) que o modo leitor será ativo.
Uma vez dentro do modo leitor, o texto principal fica no centro da tela e à sua esquerda há uma barra lateral, com os seguintes botões:
- Sair do leitor: botão autoexplicativo. Ao clicar nele você volta para o site.
- Controle de fontes: aqui você escolhe se quer fonte com ou sem serifa, controla o tamanho da fonte, margens, espaçamento entre linhas e os temas (claro, escuro e sépia). Uma dica: se o tamanho máximo da fonte não for suficiente para você, aplique o zoom na página com o comando Ctrl + Sinal de adição.
- Narrar: você pode ouvir o texto, usando uma voz sintética instalada no computador. O atalho é a letra N.
- Salvar no Pocket: aqui você pode salvar o link do site para ler mais tarde com calma. O Pocket é um serviço agregado ao Firefox, onde podemos organizar nossos favoritos.
O modo de leitura avançada do Microsoft Edge
O modo de leitura avançada do Edge é provavelmente o modo de leitura mais completo entre os navegadores mais populares.
Além das clássicas preferências de texto, como mudar o tamanho e estilo da fonte, o Microsoft Edge vai um pouco além, em relação ao Firefox, por disponibilizar uma gama maior de opções de cor de fundo e cor da fonte. Com certeza alguma combinação irá te agradar.
Algo que me agrada muito é a possibilidade de ler PDFs usando o modo de leitura em voz alta.
Outro ponto positivo é a ferramenta gramatical, que destaca no texto onde estão os verbos, substantivos, adjetivos e etc. De quebra você ainda melhora seu português.
Já o recurso de leitura em voz alta, se destaca em relação ao Firefox, por dois motivos básicos: o primeiro é que a leitura em voz alta do Edge não está atrelada ao modo de leitura avançada, ou seja, se seu objetivo principal é apenas ouvir o texto em voz alta, não precisa entrar no modo de leitura avançada. O segundo ponto de destaque é a qualidade da voz, que é muito mais natural e humana e você não precisa de vozes sintéticas instaladas no PC. A leitura é feita através de vozes online..
O modo leitor do Google Chrome
Dizem por aí “nas internet” que o Google Chrome para desktop possui um modo de leitura e que o mesmo se encontra oculto nas configurações do navegador. Acredito que o recurso ainda está em fase experimental. Não entendi muito bem esse bololô que a Google está fazendo, mas vamos em frente com esse trem.
Enquanto a Google não decide o que faz com o modo de leitura do Chrome para desktop, a versão mobile do navegador, possui sim um modo chamado de “Leitura simplificada“.
Quando a página é carregada, no topo da tela, surge uma notificação indicando o modo de leitura simplificada. Dentro deste modo você possui as configurações mais básicas como alterar a fonte (estilo e tamanho) e a cor de fundo.
Uma dica extra: use o comando “leia isso” do Google Assistente para ouvir o conteúdo em voz alta.
Conclusão
Bom, acho que essa dica é bastante útil e espero que você passe a utilizá-la. Hoje em dia quase todos os sites modernos possuem o modo leitor e ler artigos e notícias dessa maneira tem se mostrado bastante interessante, pelo menos para mim.
caraca e eu aqui usando o google chrome… esse modo leitor é muito melhor!
Eu uso muito o modo leitor. Facilita muito a minha vida
Olá Ricardo, te encontrei faz pouco tempo, já entendo a tua importância dentro desse difícil universo da deficiência visual; infelizmente faço parte. Sou iniciante também no computador, tenho dificuldades, mas vou lhe acompanhar para encontrar atalhos que me conforte… OBRIGADO…!!!
Olá José Carlos, seja bem vindo ao site. Estou a disposição para tirar suas dúvidas e outros leitores do blog também. Só deixar comentários que a gente dá um jeito. Abraços