Conhecendo o modo leitor dos navegadores

4400 Visualizações:
Comentários: 12
Curtidas:

O modo leitor (ou modo de leitura) dos navegadores, retira todo o excesso das páginas, como propagandas, menus de navegação e outros elementos e mostra o conteúdo que nos interessa, ou seja, o texto principal da página, em um layout limpo e organizado.

Via de regra, quando navegamos na internet, nos deparamos com sites com problemas de usabilidade e acessibilidade. Isso é uma coisa que já estamos carecas e cegos de saber. Nesse cenário é difícil arrumar um site bem aprumado, onde ler artigos e notícias não seja uma tarefa que te dê gastura no estômago.

E você sabe que um dos principais problemas é o excesso de propagandas, coisas pulando na tela e outros paranauês irritantes. É eu sei, eu também tenho um tiquim de culpa nesse breguete, mas as contas tão chegando, sô!

Para ajudar a resolver estes problemas – ou pelo menos diminuí-los – jovens, vos apresento o modo leitor dos navegadores.

Quais navegadores possuem o modo leitor?

O modo leitor está disponível nos principais navegadores, tais como Mozilla Firefox, Microsoft Edge Google Chrome e Apple Safari, tanto em suas versões para desktop, quanto para versões mobile.

Uma boa saída para melhorar a acessibilidade em sites

Bom, como dito aí em cima, habilitar o modo leitor faz uma limpa na página, mostrando somente o texto da notícia, artigo e etc. Isso por si só já é bem bacana, pelo simples fato de você fazer uma leitura mais fluída e sem distrações, como se estivesse lendo um texto no Microsoft Word ou um livro digital.

Além da facilidade de leitura, o processo de copiar textos fica muito mais fácil, já que basta selecionar tudo com Ctrl + A e depois colar com Ctrl + C.

Já para usuários com baixa visão, os navegadores possuem opções para aumentar o tamanho da fonte, ativar temas (fundo preto com letras brancas, por exemplo). Show de bola, né não?

O modo leitor do Mozilla Firefox

Em primeiro plano um notebook com o modo leitor do Mozilla Firefox. Em segundo plano logotipo do Firefox

Quem me acompanha aqui no blog, já sabe que meu navegador favorito é o da Raposa de fogo. Já escrevi, inclusive, um artigo chamado 5 complementos do Firefox para deixar sites mais acessíveis.

E relacionado ao tema deste artigo, considero o modo leitor do Firefox muito prático e fácil de usar. Vamos falar um pouquinho dele então.

Se o modo leitor estiver habilitado na página, um ícone de um livro aberto aparece do lado direito da barra de endereço, basta clicar nele (ou usar o atalho F9) que o modo leitor será ativo.

Uma vez dentro do modo leitor, o texto principal fica no centro da tela e à sua esquerda há uma barra lateral, com os seguintes botões:

  • Sair do leitor: botão autoexplicativo. Ao clicar nele você volta para o site.
  • Controle de fontes: aqui você escolhe se quer fonte com ou sem serifa, controla o tamanho da fonte, margens, espaçamento entre linhas e os temas (claro, escuro e sépia). Uma dica: se o tamanho máximo da fonte não for suficiente para você, aplique o zoom na página com o comando Ctrl + Sinal de adição.
  • Narrar: você pode ouvir o texto, usando uma voz sintética instalada no computador. O atalho é a letra N.
  • Salvar no Pocket: aqui você pode salvar o link do site para ler mais tarde com calma. O Pocket é um serviço agregado ao Firefox, onde podemos organizar nossos favoritos.

O modo de leitura avançada do Microsoft Edge

Em primeiro plano um notebook com o modo de leitura avançada do Microsoft Edge. Em segundo plano logotipo do Edge.

O modo de leitura avançada do Edge é provavelmente o modo de leitura mais completo entre os navegadores mais populares.

Além das clássicas preferências de texto, como mudar o tamanho e estilo da fonte, o Microsoft Edge vai um pouco além, em relação ao Firefox, por disponibilizar uma gama maior de opções de cor de fundo e cor da fonte. Com certeza alguma combinação irá te agradar.

Algo que me agrada muito é a possibilidade de ler PDFs usando o modo de leitura em voz alta.

Outro ponto positivo é a ferramenta gramatical, que destaca no texto onde estão os verbos, substantivos, adjetivos e etc. De quebra você ainda melhora seu português.

Já o recurso de leitura em voz alta, se destaca em relação ao Firefox, por dois motivos básicos: o primeiro é que a leitura em voz alta do Edge não está atrelada ao modo de leitura avançada, ou seja, se seu objetivo principal é apenas ouvir o texto em voz alta, não precisa entrar no modo de leitura avançada. O segundo ponto de destaque é a qualidade da voz, que é muito mais natural e humana e você não precisa de vozes sintéticas instaladas no PC. A leitura é feita através de vozes online..

O modo leitor do Google Chrome

Em primeiro plano um smartphone com o modo leitor do Google Chrome para versão mobile. Em segundo plano logotipo do Chrome.

Dizem por aí “nas internet” que o Google Chrome para desktop possui um modo de leitura e que o mesmo se encontra oculto nas configurações do navegador. Acredito que o recurso ainda está em fase experimental. Não entendi muito bem esse bololô que a Google está fazendo, mas vamos em frente com esse trem.

Enquanto a Google não decide o que faz com o modo de leitura do Chrome para desktop, a versão mobile do navegador, possui sim um modo chamado de “Leitura simplificada“.

Quando a página é carregada, no topo da tela, surge uma notificação indicando o modo de leitura simplificada. Dentro deste modo você possui as configurações mais básicas como alterar a fonte (estilo e tamanho) e a cor de fundo.

Uma dica extra: use o comando “leia isso” do Google Assistente para ouvir o conteúdo em voz alta.

Conclusão

Bom, acho que essa dica é bastante útil e espero que você passe a utilizá-la. Hoje em dia quase todos os sites modernos possuem o modo leitor e ler artigos e notícias dessa maneira tem se mostrado bastante interessante, pelo menos para mim.

Ricardo De Melo
WRITTEN BY

Ricardo De Melo

Web Designer, Especialista em SEO , WordPress, E-commerce, Marketing Digital e Acessibilidade Web. Atualmente, trabalha como Web Designer na instituição LARAMARA. Nessa instituição, também atuou como professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual por 7 anos. Idealizador dos blogs: O AMPLIADOR de ideias e HEINRIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários em “Conhecendo o modo leitor dos navegadores

  1. caraca e eu aqui usando o google chrome… esse modo leitor é muito melhor!

  2. Olá Ricardo, te encontrei faz pouco tempo, já entendo a tua importância dentro desse difícil universo da deficiência visual; infelizmente faço parte. Sou iniciante também no computador, tenho dificuldades, mas vou lhe acompanhar para encontrar atalhos que me conforte… OBRIGADO…!!!