O Google lançou nesta quinta-feira (9) um novo teclado virtual em braille para dispositivos Android. O sistema funciona a partir de seis círculos numerados expostos na tela dos aparelhos. Cada um deles representa um dos seis pontos que, quando tocados, formam letras ou símbolos.
Para digitar a letra A, por exemplo, o usuário deve pressionar apenas o ponto 1. Já para digitar a letra B, basta tocar o ponto 1 e 2 ao mesmo tempo. Segundo a empresa, a ferramenta busca simplificar a acessibilidade dos dispositivos, uma vez que não demanda a conexão de um hardware.
Muitos usuários cegos ou com baixa visão recorrem ao uso de telas de braille em computadores e smartphones para digitar e consumir informações. Esses equipamentos correspondem a uma espécie de teclado físico que simula os caracteres em braille a partir de elevações sincronizadas com o uso do dispositivo. O incômodo é que eles demandam conexão via USB ou Bluetooth.
O Google afirma que o novo teclado virtual foi criado em colaboração com especialistas no desenvolvimento de produtos em braille. Além disso, usuários foram convidados a testar a plataforma durante a elaboração do recurso. A companhia afirma que o teclado “será familiar para qualquer um que já digitou alguma vez em braille anteriormente”.
Disponível para Android 5.0 ou superior, a ferramenta vai integrar a função TalkBack (‘Leitor de Tela’ em português), que já oferece orientação por áudio e controles especiais que ajudam o usuário a navegar pelo dispositivo sem precisar visualizar o display.
A companhia destaca que será possível acionar ou desativar o teclado virtual da mesma forma que os usuários podem escolher diferentes configurações internacionais. No entanto, neste primeiro momento, o teclado em braille estará disponível somente em inglês.
Como ativar o teclado
Para acionar o teclado em braille, o primeiro passo é abrir o aplicativo Configurações do celular. Em seguida, selecione acessibilidade, depois “Leitor de Tela” e na sequência “configurações”.
Para acionar o teclado em braille, o primeiro passo é abrir o aplicativo Configurações do celular. Em seguida, selecione acessibilidade, depois “Leitor de Tela” e na sequência “configurações”.
Na caixa de diálogo, pressione “Configurações”.
Depois, ative o teclado “Talkback”.
Guia de movimentos
O Google também disponibiliza um guia com os movimentos da ferramenta. Veja abaixo:
Excluir letra: deslize para a esquerda
Excluir palavra: deslize com dois dedos para a esquerda
Adicionar espaço: deslize para a direita
Nova linha: deslize com dois dedos para a direita
Enviar texto: deslize com dois dedos para cima
Para ver uma lista de todos os gestos, deslize com três dedos para cima na tela. Na lista de opções do teclado em braille, selecione “Ver todos os gestos”.
Fonte: Olhar Digital/CNET/Google
Olá Ricardo!
eu ativei o teclado Braile do Android para testar eu gostei, minha digitação ficou rápida, como tenho facilidade com o sistema braile, posso dizer que minha digitação se igualou a de um vidente.
como sou cego, a minha digitação com teclados normais é lenta, muitas vezes não consigo acompanhar as conversas em grupos de forma instantânea ; usando esse teclado, muda tudo. Quando chegar a versão em Português brasileiro, vai ficar nota dez, pois possibilitará efetividade na questão da ortografia.
abraço.
Valeu Wellington por compartilhar sua análise