O mouse e o teclado ainda são os principais periféricos de entrada de dados no computador. Apesar do avanço das telas de toque, o uso do mouse e o do teclado, ainda se mostra bastante produtivo e prático.
O mouse (ou o rato) foi inventado na década de 70 pela Xerox e mesmo sendo um quarentão, ainda tá muito bem na fita e na minha opinião vai demorar muito para ele se aposentar.
Quando movimentamos nosso querido amigo camundongo sob uma superfície, o que vemos na tela é um ponteiro ou apontador. Basicamente o uso do mouse é apontar e clicar.
O “pobrema” para quem tem baixa visão, como eu, é localizar na tela o bendito do ponteiro quando precisamos fechar uma janela ou clicar em um botão no meio de outros tantos.
Leitura complementar
Nesse artigo vou mostrar como configurar o ponteiro do mouse para melhorar a usabilidade e aumentar a sua visibilidade na tela.
A ideia aqui não é ser um tutorial, pretendo apenas mostrar onde configurar e para que serve tais configurações. Se não souber fazer, deixe registrado um comentário pedindo um tutorial que farei com o maior prazer.
Onde configurar o ponteiro do mouse?
As configurações do ponteiro do mouse se encontram em uma única janela. Dependendo da versão do Windows que estiver usando, o caminho para abrí-la pode variar um pouco e um ou outro recurso pode ter nomes diferentes.
Para abrir as configurações do ponteiro do mouse: abra o Menu Iniciar e digite “ponteiro”, como resultado você terá “Alterar a aparência do ponteiro do mouse”. Isso vale tanto para o Windows 7, 8, 8.1 e 10.
Com a janela aberta, já podemos fazer algumas alterações!
Branco no branco? Nada a ver, irmão!
Na aba Ponteiros, em Esquema escolha a opção “Windows Invertido (extra grande)”. Esse esquema ou tema aumenta o tamanho do ponteiro, deixando-o bem maior que o normal e de quebra aplica o efeito de inversão.
Basicamente o ponteiro fica branco quando está posicionado sob um elemento de cor preta e vice-versa ou laranja sob um elemento de cor azul. Enfim, ele aplica a cor inversa ao elemento facilitando muito sua vida.
Ainda na aba Ponteiros, desmarque a opção ativar sombra do ponteiro, uma frescurinha visual desnecessária na minha opinião.
Se tiver usando o Windows 7, desmarque a opção Permitir que temas alterem o ponteiro do mouse. Dessa forma você não perde suas configurações se alguém ou você mesmo resolver mudar o tema do Windows.
Amor, vai mais devagar!
Na aba Opções do ponteiro, em Movimento, diminua um pouco a velocidade do mouse. Dessa forma você vai localizá-lo mais rapidamente na tela enquanto movimenta o mouse.
O mouse mais lento também pode ser muito interessante para usuários com algum tipo de deficiência motora assossiada à deficiência visual.
Deixar o mouse mais lento é apenas uma sugestão, ok? Se não gostar teste outras velocidades ou deixe como está. No caso o valor padrão é 50% (metade do controle deslizante).
Taxista, siga aquele botão!
Em Apontar o ponteiro para um botão padrão, marque a opção “Mover automaticamente para o botão padrão em uma caixa de diálogo”. Com essa opção marcada ao fechar uma janela, do Word por exemplo, o ponteiro do mouse será deslocado automaticamente para o botão padrão da janela de diálogo, que neste caso é o botão Salvar, assim você não precisa movimentar o ponteiro até ele. Entendeu?
Se você está com cara de piso tátil agora, janela de diálogo são as perguntas que o Sistema Operacional faz à você e lhe oferece opções de resposta. Por exemplo: Tem certeza que quer continuar lendo essa droga de artigo? Sim…Não…Cancelar…
Deixe seu rastro!
Em Visibilidade, marque a opção “Exibir rastro do ponteiro”, logo abaixo defina se o rastro será curto ou longo. Eu prefiro a opção longa. Basicamente o rastro cria cópias de si mesmo quando movimentamos ele pela tela.
Se você escolher um rastro curto, as cópias do ponteiro ficarão bem próximas ao ponteiro original. Se escolher a opção longa, as cópias ficarão mais distantes em relação ao ponteiro original.
Outro detalhe é que, quanto mais rápido você mexer o mouse, mais espalhadas ficam as cópias do ponteiro na tela.
Tô aqui!
Marque a opção “Mostrar local do ponteiro quando CTRL for pressionada”. Com essa opção marcada, toda vez que apertar CTRL aparecerá um círculo ao redor do ponteiro, como se fosse um alvo, indicando sua localização.
Mesmo tendo feito as configurações anteriores, ainda sim pode acontecer de você simplesmente não saber onde está o ponteiro do mouse. Isso acontece normalmente quando você está digitando um texto e esquece o mouse em algum canto obscuro da tela.
Conclusão
Essas configurações são muito úteis para usuários com baixa visão, professores que tenham alunos com baixa visão ou familiares que tenham parentes nestas condições.
Essas dicas são nativas do Windows, ou seja, não é necessário instalar nenhum outro programa. Se minhas sugestões não surtirem o efeito desejado, talvez seja o caso de instalar programas que façam alterações mais significativas no ponteiro do mouse. Minha sugestão é instalar/testar o ampliador de tela ZoomText e o ampliador de tela MAGic.
Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou ameaça, só deixar seu comentário que terei o maior prazer em responder.
Bons cliques e até mais!
Ricardo, algo muito desagradável está acontecendo comigo, ou seja, enquanto escrevo/digito a tela, ela toda, vai acompanhando a última palavra digitada, o último ponto da escrita ou o último ponto onde estou digitando; a tela segue se movendo, da esquerda para a direita e, na próxima linha, digamos, ela, a tela, rapidamente se desloca tbm para essa próxima linha, nesse momento em um sentido contrário, da direita para a esquerda, reiniciando toda a sequência de acompanhamento novamente, ou seja, ela nunca está agradavelmente fixa, imóvel, estática, e dependendo da distancia maior para onde levo o ponteiro maior é a movimentação tbm, algumas com um deslocamento muito rápido, me atrapalhando muito, muito me incomodando. Por obséquio, vc poderia me ajudar nesse assunto ou questão, caro amigo? Muito obrigado, por sua atenção. Saúde!! Um abraço!
obrigado pelas dicas….
Gostei do texto. Estou usando o Windows 10 com um papel de parede com áreas escuras. Utilizo o recurso de inversão de cores e um tamanho grande de cursor. Ao aplicar o recurso “Exibir rastro do ponteiro”, ao movimentá-lo para uma área escura da tela, o cursor desaparece ao parar o movimento. Para vê-lo preciso movimentar levemente o mouse que ele aparece na cor invertida. Não é problema para mim pois é um recurso que não me agrada muito. Por outro lado, você pode informar se é possível não “Permitir que temas alterem o ponteiro do mouse”, recurso que havia no Windows 7. Eu tenho muita dificuldade de ver onde está o cursor ao ler arquivo PDF, já que ele se altera. Estou tentando descobrir se há algum jeito de não permitir essa alteração. Se você souber, gostaria que repartisse o conhecimento. Abraços.
Olá José, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Também tenho essa dificuldade com PDFs com o ponteiro sumindo, mas não conheço um jeito de resolver
Tá legal, mas sou 100 porcento cego e músico, meu leitor não lê cetas DAWs, o que fazer
Olá Bob, tudo bem? Essas dicas não tem foco em usuários de leitor de tela. São adequadas para pessoas com baixa visão. Abraços e obrigado pelo comentário.
Ótima explanação Ricardo!!
Acredito que ajudará várias pessoas como você mesmo disse. Sendo nativo do Windows, não necessita sair instalando qualquer cursor ou ponteiro a reveria.
Valeu!!!