Topo
Mulher apontando smartphone para uma embalagem de produto
Publicado na categoria Notícias

Conheça o Lookout, aplicativo do Google para identificar objetos e textos

Um dos anúncios mais impressionantes que o Google fez na I/O de 2018 foi o “Lookout”. Este aplicativo ajuda as pessoas com deficiência visual a ver apontando seu telefone em objetos e obtendo feedback verbal. O Lookout para Android está agora disponível para o Google Pixel.

Desde o I/O, o Google testa e aprimora a qualidade dos resultados de reconhecimento do aplicativo, o que inclui pessoas, textos e objetos. Ele aproveita a mesma tecnologia subjacente de IA que o Google Lens para pesquisar e, em seguida, fornecer comentários falados, sinais sonoros ou outros sinais contínuos ao usuário. Como o Lens, ele também funciona apontando a câmera traseira do seu telefone para o mundo.

Os usuários podem selecionar modos como “Explorar” para novos espaços, “Comprar” para códigos de barras e moedas, ou “Leitura rápida” para ouvir sinais e rótulos.Há também uma visão da câmera que fornece reconhecimento ao vivo.

Nós projetamos o Lookout para trabalhar em situações em que as pessoas normalmente precisavam pedir ajuda – como aprender sobre um novo espaço pela primeira vez, ler textos e documentos e completar rotinas diárias como cozinhar, limpar e fazer compras.

O Google recomenda que você pendure o telefone em um cordão no pescoço ou coloque-o no bolso da frente da camisa para fornecer uma visão ao vivo do mundo.

Depois de abrir o aplicativo Lookout, tudo o que você precisa fazer é manter o telefone apontado para frente. Você não precisará tocar em nenhum outro botão do aplicativo para se concentrar no que está fazendo no momento.

O Lookout está disponível na Play Store para os telefones US Pixel, Pixel 2 ou Pixel 3 com o Android 8.0 Oreo e superior. O Google observa que “nem sempre será 100% perfeito” e está em busca de feedback. Com o tempo, estará disponível para mais dispositivos, países e plataformas.

Tags

Sobre o autor: Ricardo De Melo

Professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e Desenvolvedor Web

4 COMENTÁRIOS
  • José Roberto
    11 meses atrás

    Valeu Ricardo por trazer esse aplicativo para nós! Pena que no meu aparelho ainda não funciona, sinaliza como incompatível! Mas acredito que futuramente, instalar em toda plataforma! Abraços!

  • WELLINGTON DE CASTRO
    11 meses atrás

    Olla! Pena que meu celular não esta disponivel, uso android 7; mas o app parece ser bacana.

  • Arlene Vieira
    11 meses atrás

    Muito bom! estão pensando cada vez mais em acessibilidade para os aparelhos, obrigado pela novidade

  • Zaniboni
    11 meses atrás

    ahh pena que não em para IOS,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *