Aplicativo Georgie Phone torna Android acessível para deficientes visuais

933 Visualizações:
Comentários: 2
Curtidas: 0

Os smartphones já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Com uma grande quantidade de recursos, tais aparelhos também facilitam a vida de seus usuários e isto não poderia ser diferente para os deficientes visuais. Com o aplicativo Georgie pessoas cegas e com baixa visão podem usar smartphones de maneira totalmente acessível e com recursos e aplicativos desenvolvidos exclusivamente para os deficientes.

Criado por dois desenvolvedores cegos da Sight and Sound Technology, empresa do Reino Unido especializada em produtos para deficientes, o aplicativo conta com dezenas de aplicações que modificam a interface do aparelho com sistema Android, otimizando seu uso para se adaptar às necessidades dos usuários deficientes visuais, seja com a ampliação de ícones e opções com letras grandes e contrastantes ou então através da leitura da tela em voz alta, para aqueles usuários que não enxergam.

Roger Wilson-Hinds e sua esposa Margaret, ambos cegos, desenvolveram o sistema para ajudar a promover a independência dos deficientes visuais através de recursos que facilitassem não só o uso do aparelho celular, mas também a própria vida do usuário. Como o Georgie foi desenvolvido por deficientes visuais para deficientes visuais, seus recursos foram muito bem pensados para realmente ajudar tal público, com uma série de aplicações totalmente acessíveis e de fácil uso.

O Georgie Phone funciona como um amigo que te ajuda a ultrapassar as barreiras do dia a dia. Qualquer usuário com aparelhos com sistema operacional Android pode comprá-lo e utilizá-lo. Além do próprio Georgie, também está disponível na loja uma série de aplicativos independentes pertencentes à família que podem ser instalados para atender à uma necessidade específica, como o próprio leitor de textos impressos, aplicativo para ouvir música, ler livros e muitos outros que poderemos detalhar em outras matérias futuramente e tudo acessível para deficientes visuais.

No aplicativo o usuário que instalá-lo vai encontrar uma família de aplicações feitas por cegos para deficientes visuais que promete atender à todas as necessidades deste público. Neste versão básica do app estão disponíveis várias opções de customização para deixar o celular ou tablet o mais acessível possível, com botões e letras grandes que podem ter suas cores trocadas, uma ferramenta acessível para escrever, mandar e receber mensagens, usar o calendário e muito mais.

Para tornar o aplicativo ainda mais completo, existem outros aplicativos que podem ser instalados para facilitar ainda mais a vida do deficiente, tais como a Georgie Câmera, que otimiza esta ferramenta para o uso de deficientes visuais; o Georgie Colour Detection, que identifica as cores dos objetos e fala para o DV; o Georgie OCR, que scanneia textos impressos para ler seu conteúdo em voz alta; Georgie YouTube, que torna a rede social de vídeos acessível e muitos outros aplicativos.

O Georgie Phone está disponível na Play Store por três reais e noventa e três centavos e apesar dele estar em inglês, se o usuário não souber a língua, dependendo do que ele fará não será tão complicado utilizar. Para conhecer mais sobre a família Georgie Phone clique aqui para ser direcionado para sua página oficial.

Fonte: Jogando às Cegas

Leonardo Gleison
WRITTEN BY

Leonardo Gleison

Engenheiro de software, possui 13 anos de experiência em acessibilidade digital e é criador de conteúdo sobre tecnologia assistiva, educação inclusiva, atividades de vida autônoma, inclusão e acessibilidade no canal Inclunet do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Aplicativo Georgie Phone torna Android acessível para deficientes visuais

  1. OI, Ricardo.

    Eu não entrei na página oficial indicada aqui e por isso pergunto.: os smartphones já não vêm com aplicativos semelhantes?
    Não estou desqualificando a matéria, pelo contrário, fiquei bem entusiasmada, tanto que vou divulgá-lo no facebook. Acho que merece que seja divulgação.
    Obrigada por nos mostrar mais uma possibilidade.

    Abraço,

    • Oi Irene, obrigado pelo comentário.
      Sua qiestão é absolutamente válida. E sim, os smartphones hoje em dia já são bem acessíveis e dá para dispensar esse aplicativo da notícia sem problemas.
      Meu papel é divulgar as notícias aqui no site e deixar a cargo do leitor decidir o que é bom ou não para ele.
      Beijos.

Anúncio