TOPO
Publicado na categoriaArtigos

5 complementos do Firefox para deixar sites mais acessíveis

Imagem mostra a silhueta de uma pessoa com deficiência visual dentro do logotipo do Mozilla Firefox;o logotipo do Firefox é uma raposa de fogo

Sou usuário do Mozilla Firefox desde que ele foi lançado. Criado pela Fundação Mozilla este navegador de código aberto é uma alternativa ao famigerado Internet Explorer e ao popular Google Chrome.

Quando foi lançado em 2004, fez muito sucesso e em menos de 1 ano havia alcançado a marca de 100 milhões de downloads. Ô loco, meu!

Uma das coisas que chamava a atenção, já na versão 1.0, era a possibilidade de se instalar complementos no navegador, coisa que o Internet Explorer nem sonhava em fazer.

Os complementos – também conhecidos como extensões ou addons – funcionam como mini aplicativos que você instala no Firefox para adicionar novos recursos e funcionalidades que vão desde mudar a aparência do navegador até o modo como os sites se comportam e são exibidos.

Nesse artigo vou listar alguns complementos do Firefox que podem melhorar a acessibilidade e a navegabilidade de sites. Nessa lista vou trazer complementos úteis para usuários com baixa visão ou cegos.

Aviso: Você precisa ler esse artigo usando o Firefox para conseguir instalar os complementos. (não diga!)

1. F123 Access

Logotipo do F123 Access

O F123 Access reformata as páginas dos sites para deixá-los mais acessíveis às pessoas cegas. Apesar do complemento ser focado em pessoas cegas, nada impede que um usuário com baixa visão possa utilizá-lo.

Através de scripts o Access faz alterações automáticas com base nas informações que estão na página, mas que podem estar no lugar errado ou ilegíveis para o leitor de tela.

Atualmente o Access funciona no Facebook, versão Web do Whatsapp, Youtube e Folha de São Paulo, mas os desenvolvedores garantem que em breve outros serviços serão adicionados

Desenvolvedor: F123 Access | Versão: 3.0.3

Baixe o F123 Access

2. Textise

Logotipo do Textise

O Textise é um complemento que cria uma versão somente texto de quase todas as páginas que você quiser. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse ou a tecla apllication do teclado e escolher a opção “Textise this page”, aguardar alguns segundos e pronto!

Quando a versão somente texto for carregada, você terá algumas opções adicionais como: salvar o texto em pdf, imprimir e alterar configurações da página (cor da fonte, tipo de fonte, cor de fundo e etc).

Alguns pontos negativos: o Textise não está em português e na versão somente texto da página ele retira os cabeçalhos.

Desenvolvedor: Textise | Versão: 3.0

Instale o Textise

3. Easy Read

Logotipo do Easy Read

O Easy Read é um complemento bastante específico. Até demais! Ele é bastante útil para quem costuma ler artigos na Wikipedia. O que ele faz é: basicamente deixar a cor dos links do verbete que estiver lendo da mesma cor do texto.

O objetivo é fazer você não perder o foco enquanto faz sua leitura. É importante observar que o link continuará lá, só não vai ter cara de link, ou seja, se estiver usando leitor de tela, os links serão anunciados normalmente. Se você tiver baixa visão, este complemento irá auxiliar bastante.

Para ativar ou desativar o recurso, basta utilizar o atalho Ctrl + Shift + Q.

Desenvolvedor: Byron | Versão: 1.0

Instale o Easy Read

4. AdBlock Plus

Logotipo do AdBlock Plus

O AdBlock Plus não é bem uma extensão para melhorar a acessibilidade dos sites, mas o que ela faz acaba refletindo nesse sentido. O que ela faz? Ela bloqueia propagandas e anúncios indesejados de forma automática, deixando as páginas mais limpas e mais leves.

Além do bloqueio automático que o AdBlock realiza, você pode, de forma manual, criar seus próprios filtros de bloqueio. Ou seja, você pode bloquear imagens, flash, java e outras coisas nos sites que quiser.

É importante ressaltar que todo mundo precisa pagar suas contas e a propaganda online é uma maneira dos produtores de conteúdo serem remunerados. Porém existem alguns sites que abusam da publicidade, prejudicando a navegação e a usabilidade das páginas, principalmente para usuários de leitor de tela.

Desenvolvedor: Wladimir Palant | Versão: 2.7.2

Instale o AdBlock Plus

5. Read Easily

Logotipo do Read Easily

O Read Easily – não confundir com o Easy Read – é um complemento que desativa o estilo visual dos sites, ou seja, ele vai desativar as cores, alinhamento dos objetos e todo tipo de configuração visual do site. O Resultado é uma página sem formatação alguma. Porém, diferente do Textise, ele vai manter as imagens e cabeçalhos.

O Read Easily desativa a folha de estilo do site, conhecida como CSS (Cascate StyleSheet), que é o recurso usado por desenvolvedores para dar o aspecto visual dos sites.

Para ativar ou desativar o complemento, basta usar o atalho Ctrl + Alt + Z.

Desenvolvedor: Aliaksandr Radzivanovich | Versão: 1.0.9

Instale o Read Easily

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *