TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Óculos permite que pessoas com baixa visão enxerguem novamente

Uma mulher loira e sorridente, tocando violão enquanto usa o óculos eSight Glasses

Uma nova tecnologia está revolucionando a vida de pessoas com baixa visão, portadoras, em estágio inicial ou intermediário, de doenças como retinose pigmentar, glaucoma, entre outras. São os óculos especiais eSight Glasses, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, no Canadá.

À primeira vista, o conceito parece simples. O objeto consiste em duas partes: os óculos, providos de uma câmera que capta as imagens, e um aparelho com um processamento de dados em algoritmos avançado, ele recria a imagem captada pela câmera, customizando-a e tornando-a visível para as pessoas com baixa visão enxergarem.

Conectados por um fio, a imagem recriada no aparelho retorna aos óculos, sendo exibida no interior das lentes LCD, como em um binóculos. A imagem ainda pode ser ajustada no zoom, contraste e brilho, tornando a experiência única.

Por contar com alta tecnologia e recursos de última geração, além de ter um design que possibilita ao usuário manter as duas mãos livres, o custo é alto.

O preço para se obter um exemplar gira em torno de US$15,000, tornando inviável para muitas das pessoas que sofrem de baixa visão. Porém, a empresa assumiu uma postura de parceira na compra do produto, oferecendo em seu site um portal de doações, facilitando a compra dos óculos. O alto preço também é justificado em seu site, como consequência de grandes quantias investidas em pesquisas, novas tecnologias e componentes sofisticados.

Abaixo um vídeo (em inglês) mostra como funciona o eSight Glasses

Fonte: Irigaray

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *