TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Microsoft lança aplicativo que reconhece e narra a realidade

O aplicativo Seeing AI descrevendo um ambiente

A Microsoft lançou hoje um projeto ambicioso e interessante: o Seeing AI, um aplicativo de inteligência artificial que narra a realidade, recurso que pode ser muito útil para pessoas com deficiência visual. O app foi mostrado na Microsoft Build por Satya Nadella e agora pode ser baixado de graça em aparelhos com o sistema iOS da Apple nos Estados Unidos.

Usando um software de inteligência artificial e a câmera do smartphone, o app visualiza elementos do mundo real, faz uma conexão com sua base de dados e dá uma descrição em som. A inteligência artificial trabalha com um sistema de reconhecimento facial integrado.

 Segundo a Microsoft, o Seeing AI pode reconhecer desde objetos até pessoas, identificando o seu humor de acordo com análises de expressão facial. A ferramenta também permite escanear documentos, reconhecer cédulas de dinheiro e ler rótulos de latas de alimentos.

A ferramenta possui integração com outros apps, o que permite importar imagens para serem lidas pela inteligência artificial. Além disso, o aplicativo também conta com a função experimental de análise de cena, onde o Seeing AI vê e descreve um acontecimento em tempo real.

Por enquanto, A Microsoft lançou o Seeing AI apenas para iOS, e o app só pode ser baixado nos Estados Unidos. Ainda não existem informações de quando a tecnologia chega em outros sistemas operacionais e países.

Vídeo

Confira um vídeo de demostração do aplicativo (em inglês)

Fonte: Adrenaline

«

13 Comentários

  • Leadro Pereira em 14 de julho de 2017

    Tomará que chegue para o iOS aqui no Brasil.
    Esse app deve ter uma base de dados monstruosa, e também é bem útil essa integração com outros aplicativos, principalmente dinheiro e escanear documentos.

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de julho de 2017

      E aí Leandro, beleza?
      Pelo que entendi, vendo o vídeo, a integração com outros aplicativos funciona assim : ele pode descrever uma imagem do Facebook, Twitter e etc

      Responder
  • Victor Inacio em 14 de julho de 2017

    Nossa esse aplicativo ajudará muito os deficientes visual.
    será que um dia terá para todas as plataformas?
    Seria ótimo.
    Valeu Ricardo pela noticia.

    Responder
  • jhonatan em 14 de julho de 2017

    Esse aplicativo é simplesmente extraordinário e muito útil como o Leonardo disse. Eu fiquei entusiasmado com a notícia que é sem dúvida um grande passo à nosso favor e que principalmente atende nossas necessidades!!

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de julho de 2017

      Olá Jhonatan, obrigado pelo comentário. Concordo com você. Deixa a gente bem entusiasmado, né?! Esse é o lado bom da tecnologia ☺️

      Responder
      • jhonatan em 14 de julho de 2017

        Com certeza Ricardo!
        Embora eu não esteja a para de tudo no seu site eu acho magnifico esse seu empenho em nos auxiliar com relação a informática assistiva. Meu sonho é poder turbinar meu Notebook com as dicas aqui do site mas eu não sou um bom entendedor de informática digamos assim haha meu divertimento é outro, como você sabe haha obrigado mesmo pela dica!

        Responder
  • Wellington de Castro em 14 de julho de 2017

    Aplicativo bacana!

    Responder
  • Arlene em 14 de julho de 2017

    Gostei muito das utilidades desse aplicativo, realmente é uma idéia bem inteligente. Geralmente os aplicativos que são criados para essa função de descrever ou identificar objetos são muito falhos e complicados pra usar. Esse recurso inteligente da Microsoft parece ser bem completo, esperamos que seja lançado logo, e que outros sejam desenvolvidos para todas as plataformas.
    Obrigado querido teacher, sempre trazendo matérias ótimas!

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de julho de 2017

      Oi Arlene, obrigado pelo comentário.
      Realmente, os apps de identificação de objetos precisam melhorar, mas aos poucos chegamos lá.
      Vi um vídeo no site do aplicativo e vi que ele reconhece embalagem de produtos pelo código de barras, o que é bem legal e trará resultados mais precisos.

      Responder
  • Irene Poeta em 14 de julho de 2017

    Olá a todos!

    Estou mais que passada com essa novidade. Fiquei pensando com meus botões “a Microsoft além da questão da acessibilidade, ainda que não tenha pensado nisso, traz um produto que se integra a um grande concorrente, que é a Apple.

    No mundo capitalista em que vivemos, é um grande golpe de inteligência, afinal, nos Estados Unidos, a Apple, com certeza, tem uma fatia muito grande do mercado de celulares, grande sacada!

    Talvez eu esteja dizendo um monte de bobagem, mas foi a primeira coisa que me ocorreu, depois é claro de viajar nas possibilidades desse novo aplicativo. Nossa! É demais!!!

    Agora vou sonhar em um dia poder adquirir um, quem sabe quando for trocar o meu, daqui a uns, sei lá, 4 ou 5 anos, quem sabe, rsrs. É claro, tenho que torcer muito pra que nesse espaço de tempo, o dito cujo já esteja em terras tupiniquins e que não nos custe os olhos da cara, né? rsrs.

    Abraços,

    Responder
    • Ricardo de Melo em 14 de julho de 2017

      Oi Irene, a Microsoft não é muito relevante no mundo mobile, a batalha está entre Apple e Google, por isso que o aplicativo foi lançado para IOS.

      Fique tranquila que em breve chegará ao Brasil e de graça.

      Beijos

      Responder
  • REGINA CÉLIA em 14 de julho de 2017

    ótima dica. esperemos que chegue logo aqui no brasil, né?

    Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *