TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Empresa lança tablet tátil para pessoas com deficiência visual

A Blitab apresentou o protótipo do primeiro tablet tátil para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Ele é equipado com uma tecnologia que usa pequenas bolhas para tornar acessível pelo tato a leitura de textos e imagens.

“O que estamos fazendo é criar uma tecnologia completamente nova, que produz braille de forma inédita, sem qualquer elemento mecânico”, afirma Slavi Slavev, diretor de tecnologia e cofundador da empresa austríaca.

O sistema permite que arquivos de textos sejam convertidos em braille a partir de pen-drives, browsers ou etiquetas NFC (que transmitem dados por radiofrequência de curto alcance). E também que mapas, gráficos e figuras geométricas sejam transformados em representações táteis.

Hoje o mercado oferece aparelhos que permitem que apenas uma linha de braille seja gerada de cada vez. Também custam o triplo do Blitab, estimado em R$ 6.000. Ele está em fase de protótipo, à espera de investidores.

“As pessoas com deficiência visual devem ser incluídas na era digital e ter capacidade de fazer tudo que as pessoas que enxergam fazem, como navegar na internet, ler e baixar livros”, pontua.

Fonte: F123

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *