TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Conheça o Smartwatch Dot, relógio inteligente com tela em Braille

Lançado nesta semana, o Dot é um smartwatch que tem duas missões. A primeira, inserir a população cega na era dos relógios inteligentes, já que ele oferece leitura em Braille. A segunda, colaborar com a alfabetização das pessoas com deficiência visual.

E como ele funciona? Em formato retangular, emborrachado e compacto, em vez de uma tela touch, ele vem com um display com quatro módulos de “células”, cada uma com seis pontos ativos, que podem subir ou abaixar, formando quatro caracteres em Braille por vez. Ao tatear a tela, o usuário pode ler sms, textos de aplicativos e até e-books “traduzidos” para o Braille.

“Até agora, se você recebe uma mensagem no iOS de sua namorada, por exemplo, você tinha que ouvir a Siri lê-lo para você com aquela voz, que é impessoal”, explica Eric Kim Yoon Ju, CEO e cofundador da startup, ao site Tech in Asia. “Você não gostaria de ler você mesmo e imaginar a voz da sua namorada dizendo isso?”

A promessa é que o dispositivo dure até cinco dias sem precisar de recarga e que custe U$ 300, cerca de R$ 1.060, preço bem mais acessível do que os e-readers disponíveis no mercado, que não saem por menos de U$ 2.000, cerca de R$ 7.060. O produto será vendido inicialmente nos EUA e no Canadá.

E sim, ele também funciona como um relógio normal, e, além dos recursos de navegação, vem com alarme.

Em sua página no Facebook, a Dot Incorporation diz acreditar que “todos têm direito à alfabetização, incluindo as pessoas cegas”. “Pesquisas mostram que o Braille é fundamental para que essas pessoas sejam alfabetizadas e aumenta a chance de sucesso escolar e no mercado de trabalho. No entanto, as taxas de alfabetização em Braille estão em queda em todo o mundo. Um dos fatores é o custo dos dispositivos.”

Além do Dot, a startup está trabalhando num projeto de acessibilidade em caixas eletrônicos, com módulo de Braille acoplado, que deve ser estendido a eletrodomésticos e transporte público.

Fonte: QSocial

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *