Topo
Mulher apontando smartphone para uma embalagem de produto
Publicado na categoria Notícias

Conheça o Lookout, aplicativo do Google para identificar objetos e textos

Um dos anúncios mais impressionantes que o Google fez na I/O de 2018 foi o “Lookout”. Este aplicativo ajuda as pessoas com deficiência visual a ver apontando seu telefone em objetos e obtendo feedback verbal. O Lookout para Android está agora disponível para o Google Pixel.

Desde o I/O, o Google testa e aprimora a qualidade dos resultados de reconhecimento do aplicativo, o que inclui pessoas, textos e objetos. Ele aproveita a mesma tecnologia subjacente de IA que o Google Lens para pesquisar e, em seguida, fornecer comentários falados, sinais sonoros ou outros sinais contínuos ao usuário. Como o Lens, ele também funciona apontando a câmera traseira do seu telefone para o mundo.

Os usuários podem selecionar modos como “Explorar” para novos espaços, “Comprar” para códigos de barras e moedas, ou “Leitura rápida” para ouvir sinais e rótulos.Há também uma visão da câmera que fornece reconhecimento ao vivo.

Nós projetamos o Lookout para trabalhar em situações em que as pessoas normalmente precisavam pedir ajuda – como aprender sobre um novo espaço pela primeira vez, ler textos e documentos e completar rotinas diárias como cozinhar, limpar e fazer compras.

O Google recomenda que você pendure o telefone em um cordão no pescoço ou coloque-o no bolso da frente da camisa para fornecer uma visão ao vivo do mundo.

Depois de abrir o aplicativo Lookout, tudo o que você precisa fazer é manter o telefone apontado para frente. Você não precisará tocar em nenhum outro botão do aplicativo para se concentrar no que está fazendo no momento.

O Lookout está disponível na Play Store para os telefones US Pixel, Pixel 2 ou Pixel 3 com o Android 8.0 Oreo e superior. O Google observa que “nem sempre será 100% perfeito” e está em busca de feedback. Com o tempo, estará disponível para mais dispositivos, países e plataformas.

Tags

Sobre o autor: Ricardo De Melo

Professor de informática acessível e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e Desenvolvedor Web

4 COMENTÁRIOS
  • José Roberto
    2 meses atrás

    Valeu Ricardo por trazer esse aplicativo para nós! Pena que no meu aparelho ainda não funciona, sinaliza como incompatível! Mas acredito que futuramente, instalar em toda plataforma! Abraços!

  • WELLINGTON DE CASTRO
    2 meses atrás

    Olla! Pena que meu celular não esta disponivel, uso android 7; mas o app parece ser bacana.

  • Arlene Vieira
    2 meses atrás

    Muito bom! estão pensando cada vez mais em acessibilidade para os aparelhos, obrigado pela novidade

  • Zaniboni
    2 meses atrás

    ahh pena que não em para IOS,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *