Topo
Publicado na categoria Artigos

Baixe materiais de tecnologia assistiva no formato de livro digital epub

Já faz algum tempo, que todo material que eu preciso estudar, por motivos pessoais ou profissionais, eu os converto para um formato de livro digital chamado epub. Os formatos tradicionais como pdf, docx ou outros, simplesmente deixaram de atender minhas necessidades de flexibilidade, mobilidade, acessibilidade e conforto na hora da leitura.

Nesse sentido, fui fazendo conversões de apostilas, manuais  e coisas do tipo para o formato epub, que é sem dúvida muito mais amigável para leitura nos dias de hoje. Sem contar o quesito acessibilidade, que é muito importante para nós.

Os materiais que eu converti ao longo do tempo, sempre focando nas minhas necessidades e sem pensar em compartilhar com alguém, por achar que não era de interesse da comunidade. Bobagem, né! Então, eu pensei em disponibilizar para você, caro amigo leitor deste humilde blog, também ter a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos com mais praticidade e conforto.

Vou disponibilizando os livros digitais a medida que os converto de seus formatos originais. Se você tiver alguma sugestão de conversão, deixe um comentário que eu preparo e publico aqui. Da mesma forma, se estiver afim de saber como converter textos em formato de livro digital epub, registre seu interesse que eu preparo um tutorial boladão pra você.

Sobre o formato epub

Ainda pretendo falar sobre este formato de livro digital com mais detalhes e informações, mas por hora e para efeitos de objetividade deste artigo, você precisa (caso já não tenha) dos seguintes programas/aplicativos:

Obviamente, tais programas/aplicativos são minhas recomendações e na internet podemos encontrar uma infinidade de opções com diferentes recursos e tals. Então chega de introdução e vamos ao que interessa. Bóra lá!

1. Guia do usuário do NVDA 2017.3

Capa do livro digital Guia do usuário do NVDA 2017.3Se você, assim como eu, por questões profissionais precisa dominar o NVDA, ou ainda, por questões pessoais gostaria de se tornar mais produtivo no uso do computador no dia a dia, ter o Guia do Usuário do NVDA para consulta rápida é uma boa pedida.

O leitor de tela NVDA já ganhou um espaço no coração de muitos usuários por esse mundão afora, mas dominá-lo completamente pode ser uma tarefa um tanto quanto hercúlea. Os “51 milhões” de comandos não podem ficar jogados em malas em seu apartamento mental. É sempre bom ter uns comandinhos no bolso para sacar quando necessário.

Autor: NV Access | Tradução: Marlin Rodrigues da Silva | Versão original: Menu do NVDA – Ajuda – Guia do Usuário

   Clique aqui para Baixar o Guia do Usuário do NVDA em formato epub

2. Apostila de Windows 10 com NVDA 2017

Capa do livro digital apostila de Windows 10 com NVDA 2017

Na sequência de seu aprendizado, é hora de usar seus conhecimentos do NVDA na última versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10.

Nessa apostila o autor, guiará você pelos comandos básicos do NVDA, área de trabalho do Windows, gerenciamento de arquivos e pastas, entre outros.

No canal do Youtube do autor, você poderá assistir à videoaulas com os temas abordados na apostila, reforçando ainda mais seu aprendizado.

Autor: Valter Junior | Versão original: DOCX

   Clique aqui para Baixar a Apostila de Windows 10 com NVDA em formato epub

3. Manual do Braille Fácil

Capa do livro digital Manual Braille Fácil

Mudando um pouco o foco no usuário final, este manual do Braille Fácil, é destinado à educadores e profissionais da área que precisam deste software para fazer impressões em braille para alunos com deficiência visual.

O Braille Fácil permite que a criação de uma impressão braille seja uma tarefa mais tranquila, já que pode ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille.

No  manual você encontra informações de como se cria um texto para impressão, cofigurações do software, descrição dos menus e muito mais.

Autor: José Antonio Borges | Versão original: PDF

   Clique aqui para Baixar o Manual do Braille Fácil em formato epub

4. Cartilha Acessibilidade na Web

Capa do livro digital Cartilha de acessibilidade na web

Indo para um lado mais técnico, esta cartilha incentiva programadores e desenvolvedores à pensar em seus projetos de sites e aplicações web de maneira mais acessível.

O conteúdo, apesar de mais técnico, não mostra códigos de programação, nem tag de html, nem nada disso, apenas trabalha a conscientização dos desenvolvedores.

Este é o fascículo 1 e nela você encontra conceitos para entender o que é acessibilidade na web, quem se beneficia com sites mais acessíveis e o convida para uma reflexão sobre o tema. Se você é da área, não deixe de ler.

Autor: W3C Brasil

   Clique aqui para Baixar a Cartilha Acessibilidade na Web em formato epub

Tags

15 COMENTÁRIOS
  • Wellington de Castro
    10 meses atrás

    Olá!

    Ricardo, artigo excelente, gostei da ideias e dos materiais disponibilizados; visando uma certa autonomia, eu gostaria de aprender a converter livros para esse formato, possibilitando que eu leia conteudos acadêmicos de forma tranquila e acessível; nos ensina aí! sugiro um tutorial!

    Até mais!

    • Ricardo de Melo
      10 meses atrás
      AUTOR

      Fala aí Wellington, estou preparando um artigo para detalhar o formato de livro digital epub, depois dele, penso no tutorial. Abraços

  • Grazi Almeida
    10 meses atrás

    Olá Ricardo, boa noite!!
    Excelente tutorial, , Já baixei livros nesse formato, mas ainda não sei converter arquivos ou livros em outros formatos, se puder fazer um tutorial para a gente!! Agradecemos muito!!
    Beijos

    • Ricardo de Melo
      10 meses atrás
      AUTOR

      Oi Graze, obrigado pelo comentário. Fica registrado o seu interesse em aprender a converter arquivos em epub. Assim que der providencio. Beijos

  • Irene Poeta
    10 meses atrás

    Olá, Ricardo e internautas.
    Adorei que tenha disponibilizado essa informação para todos, pois esse formato de leitura, traz para nós, a alegria de uma leitura fluente.
    Devo dizer que me sinto extremamente feliz, desde que comecei a usar esse formato.
    E por não ser egoísta, me alegra saber que outros se beneficiarão da mesma alegria que eu.
    Quanto ao artigo em si, simples, enxuto, objetivo, didático e, se isso, por si, não fosse suficiente, você ainda disponibiliza vários materiais de interesse comum.
    Minha pergunta é :que programa eu devo usar no PC, para ler no formato Epub?

    Abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.

  • Victor Inacio
    10 meses atrás

    Fala Ricardo, ótimo artigo parabéns e muito obrigado,
    com certeza gostaria de apreender a converter livros e textos para esse formato, ajudará muito nos estudos e na acessibilidade pois poderemos acessar os livros, textos e documentos em qualquer lugar pelo celular, not book ou desktop.
    Valeu e vou ficar esperando o tutorial.

    Abraços.

    Victor Inacio.

  • Irene Poeta
    10 meses atrás

    Olá de novo!
    Passando aqui só pra dizer que gostei muito da imagem de introdução do artigo. Outra coisa, que a gente acaba deixando passar a descrição da imagem está muito boa também.

    Abraço

  • Victor Inacio
    10 meses atrás

    Oi Ricardo,
    uma pergunta, para acessar ou baixar o guia do usuário do NVDA tem que ter o windows 10?
    Obrigado.
    Abraços.

    • Ricardo de Melo
      10 meses atrás
      AUTOR

      Não Victor! Eu recomendo instalar o Google play livros no celular, aí sua experiência fica melhor

  • Victor Inacio
    10 meses atrás

    Ok, mas da para baixar no computador?
    Tem que ter o google play livros no PC?
    Valeu, abraços.

    • Ricardo de Melo
      10 meses atrás
      AUTOR

      Dá pra baixar no PC dim, mas tem que usar o adobe digital editions, tem link aí no artigo

  • Irene Poeta
    10 meses atrás

    Oi, Ricardo.
    Agradeço a resposta que deu ao Victor sobre o programa a ser baixado no PC, para ler o formato epub, pois de quebra, você respondeu a minha pegunta também.

    Valeu!!!

  • Celigracia
    9 meses atrás

    Oi Ricardo, fiquei meio perdida – queria um modo de poder ler em que fosse possível para no meio da frase, voltar, ler de novo, destacar parte do texto e etc.
    Sabe de algum aplicativo ou programa?
    É que quando o artigo é escaneado ou vai pra tela em formato de imagem, não dá pra fazer isso.
    No pdf, só quebrando e abrindo, mas nem todo mundo sabe fazer isso…
    Abraço e grata pelo artigo!

    • Ricardo de Melo
      9 meses atrás
      AUTOR

      Olá Celi, obrigado pelo comentário.
      Você não deixou no comentário se está usando leitor de tela ou algum recurso de voz sintética. Me fale por favor se tem deficiência visual.

  • Victor Inacio.
    6 meses atrás

    Valeu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *