TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Aplicativo Whatscine permite cinema inclusivo

Está em São Paulo e quer assistir a um filme acessível? Pode escolher uma sessão tradicional do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

Graças ao aplicativo gratuito Whatscine, pessoas com deficiência visual ou auditiva têm acesso a recursos de audiodescrição, legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O funcionamento é bem simples: basta fazer o download na AppStore ou no Google Play, conectar ao sistema wi-fi da sala de cinema e colocar os fones de ouvido ou acompanhar na tela do tablet ou smartphone.

O sistema estará disponível até pelo menos o dia 30 de abril, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

Luís Mauch, coordenador da Mais Diferenças, parceira na produção do conteúdo acessível no Brasil, explica que estão sendo feitas negociações para ampliar a oferta de salas e de filmes.

Segundo ele, tornar o longa-metragem acessível nesta fase permite que ele chegue com essas características à TV e aos DVDs.

O Whatscine foi desenvolvido por uma equipe da Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha. Naquele país, segundo Mauch, cerca de 200 salas de cinema já oferecem o sistema.

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *