TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Aplicativo Georgie Phone torna Android acessível para deficientes visuais

Os smartphones já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Com uma grande quantidade de recursos, tais aparelhos também facilitam a vida de seus usuários e isto não poderia ser diferente para os deficientes visuais. Com o aplicativo Georgie pessoas cegas e com baixa visão podem usar smartphones de maneira totalmente acessível e com recursos e aplicativos desenvolvidos exclusivamente para os deficientes.

Criado por dois desenvolvedores cegos da Sight and Sound Technology, empresa do Reino Unido especializada em produtos para deficientes, o aplicativo conta com dezenas de aplicações que modificam a interface do aparelho com sistema Android, otimizando seu uso para se adaptar às necessidades dos usuários deficientes visuais, seja com a ampliação de ícones e opções com letras grandes e contrastantes ou então através da leitura da tela em voz alta, para aqueles usuários que não enxergam.

Roger Wilson-Hinds e sua esposa Margaret, ambos cegos, desenvolveram o sistema para ajudar a promover a independência dos deficientes visuais através de recursos que facilitassem não só o uso do aparelho celular, mas também a própria vida do usuário. Como o Georgie foi desenvolvido por deficientes visuais para deficientes visuais, seus recursos foram muito bem pensados para realmente ajudar tal público, com uma série de aplicações totalmente acessíveis e de fácil uso.

O Georgie Phone funciona como um amigo que te ajuda a ultrapassar as barreiras do dia a dia. Qualquer usuário com aparelhos com sistema operacional Android pode comprá-lo e utilizá-lo. Além do próprio Georgie, também está disponível na loja uma série de aplicativos independentes pertencentes à família que podem ser instalados para atender à uma necessidade específica, como o próprio leitor de textos impressos, aplicativo para ouvir música, ler livros e muitos outros que poderemos detalhar em outras matérias futuramente e tudo acessível para deficientes visuais.

No aplicativo o usuário que instalá-lo vai encontrar uma família de aplicações feitas por cegos para deficientes visuais que promete atender à todas as necessidades deste público. Neste versão básica do app estão disponíveis várias opções de customização para deixar o celular ou tablet o mais acessível possível, com botões e letras grandes que podem ter suas cores trocadas, uma ferramenta acessível para escrever, mandar e receber mensagens, usar o calendário e muito mais.

Para tornar o aplicativo ainda mais completo, existem outros aplicativos que podem ser instalados para facilitar ainda mais a vida do deficiente, tais como a Georgie Câmera, que otimiza esta ferramenta para o uso de deficientes visuais; o Georgie Colour Detection, que identifica as cores dos objetos e fala para o DV; o Georgie OCR, que scanneia textos impressos para ler seu conteúdo em voz alta; Georgie YouTube, que torna a rede social de vídeos acessível e muitos outros aplicativos.

O Georgie Phone está disponível na Play Store por três reais e noventa e três centavos e apesar dele estar em inglês, se o usuário não souber a língua, dependendo do que ele fará não será tão complicado utilizar. Para conhecer mais sobre a família Georgie Phone clique aqui para ser direcionado para sua página oficial.

Fonte: Jogando às Cegas

«
»

2 Comentários

  • Irene Poeta em 18 de março de 2017

    OI, Ricardo.

    Eu não entrei na página oficial indicada aqui e por isso pergunto.: os smartphones já não vêm com aplicativos semelhantes?
    Não estou desqualificando a matéria, pelo contrário, fiquei bem entusiasmada, tanto que vou divulgá-lo no facebook. Acho que merece que seja divulgação.
    Obrigada por nos mostrar mais uma possibilidade.

    Abraço,

    Responder
    • Ricardo de Melo em 18 de março de 2017

      Oi Irene, obrigado pelo comentário.
      Sua qiestão é absolutamente válida. E sim, os smartphones hoje em dia já são bem acessíveis e dá para dispensar esse aplicativo da notícia sem problemas.
      Meu papel é divulgar as notícias aqui no site e deixar a cargo do leitor decidir o que é bom ou não para ele.
      Beijos.

      Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *