TOPO
Publicado na categoriaNotícias

Aplicativo CittaMobi auxilia deficiente visual a andar de ônibus

Já em funcionamento em 17 cidades, chegou neste mês a São Paulo a versão acessível do app gratuito CittaMobi, que otimiza o tempo do usuário no transporte coletivo, informando, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto e se o veículo é adaptado a cadeirantes.

A partir de um mapeamento das linhas e dos pontos em uma determinada cidade, são instalados nos ônibus transmissores que informam por GPS os dados para o CittaMobi, que calcula então variáveis como tempo e trânsito para gerar previsões de chegada e saída dos veículos em cada ponto mapeado.

A versão acessível do CittaMobi foi adaptada para pessoas com deficiência visual pelo programador de softwares Luiz Eduardo Porto, 47 anos, que perdeu a visão aos 23 anos. Ele também pensou na segurança dos usuários. Para que não leve o celular na mão, virando alvo de ladrões, o app faz o smartpone vibrar.

“De casa, já é possível acionar o aplicativo, programando o trajeto até a parada final. E ele vai informando sobre todos os pontos passados, até a pessoa com deficiência visual descer. É uma forma de conhecer a cidade. Antes, você só sabia o ponto de partida e o de chegada. Para quem não enxerga, é um auxílio essencial.”

O app está disponível em Barueri (SP), Campinas (SP), Colatina (ES), Diadema (SP), Linhares (ES), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santa Rita (PA), Santo André (SP), São Caetano do Sul (SP) e Volta Redonda (RJ).

Nos próximos meses, ele deve chegar a Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). “Verificamos que é preciso sempre avançar, com base nas experiências dos usuários.”

Acesse-os aqui nas versões Android e IOS.

Fonte: F123

«
»

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *