Topo
Close em mão segurando um celular apontando sua camêra para um texto impresso
Publicado na categoria Notícias

Aplicativo brasileiro (e gratuito) permite que cegos leiam textos impressos

Um novo aplicativo desenvolvido no Brasil promete auxiliar a vida de pessoas que possuem problemas de visão. Batizado de EyeFy, o aplicativo utiliza técnicas avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para reconhecer textos e efetuar a leitura deles em voz alta, o que permite maior autonomia não só para pessoas com problemas de visão, como também para aquelas não alfabetizadas.

De acordo com Jonathan Santos, criador do aplicativo, a principal motivação para o desenvolvimento do app foi a chegada ao Brasil de um sistema que, a partir de uma câmera acoplada na armação do óculos, faz a leitura de textos e identificação de objetos para pessoas cegas ou com baixa visão. O problema é o preço disso: ao pesquisar sobre, Santos descobriu que o sistema custava R$ 19 mil para ser instalado. Isso fez com que Jonathan criasse um aplicativo que atua de forma parecida a esse sistema, mas de forma mais inclusiva. Por isso, Jonathan garante que o EyeFy será para sempre um aplicativo gratuito, sem propagandas, e que não necessita de uma conexão com a internet para funcionar.

O funcionamento dele é bem simples: ao executar o programa, o app acessará a câmera do celular e então é só apontar a lente para o texto desejado, segurando o dedo sobre a tela por alguns segundos. Ao soltar o dedo, o aplicativo reconhecerá o texto no quadro e o lerá em voz alta. O EyeFy já está disponível para download na Play Store e estará na App Store.

Fonte: Canaltech

Tags

2 COMENTÁRIOS
  • Wellington de Castro
    2 semanas atrás

    boa noite!

    Mas uma opção interessante de aplicativo acessível, baixei ele para mim testar; consegui ler texto em uma imagem, mas não consegui identificar nenhum objeto.

    quem sabe, futuramente o aplicativo apresenta melhorias.

    • Ricardo De Melo
      2 semanas atrás
      AUTOR

      Olá Wellington, obrigado por comentar. Ainda não testei o app, só publiquei. Peno eu que logo o desenvolvedor fará melhorias.
      Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *