TOPO
Publicado na categoriaArtigos

7 Dicas para melhorar a acessibilidade do Windows 7 – Parte 1

Há algum tempo atrás adquiri um notebook e nele veio instalado o Windows 7. Por algum tempo, deixei-o meio de lado por alguns motivos, entre eles posso destacar: o notebook era meu segundo computador, portanto, “minha vida” não estava lá. Outro fator que impedia o uso do notebook e do Windows 7 por consequência, era, e ainda é, o fato de ter migrado de sistema operacional.

Até 2007 usava o Windows XP, a partir daquele ano passei a usar o Linux e lentamente fui migrando algumas das minhas atividades cotidianas para este sistema. Porém, por questões profissionais e por uma certa imposição do mercado, passei a usar o Windows 7 mais frequentemente.

E é no dia a dia que os problemas de acessibilidade começam a aparecer, mesmo com o sistema já consolidado no mercado.

Se você, assim como eu, passou ou passa por problemas de acessibilidade na migração de um sistema para outro ou mesmo tenha adquirido um computador com essa versão do Windows talvez minhas dicas possam lhe ajudar. É importante ressaltar que as dicas servem para cegos, pessoas com baixa visão e para qualquer pessoa que tenha interesse no assunto.

Dica 1: Instalar leitores e ampliadores de tela

Eu sei que parece óbvio, mas instalar programas específicos, como leitores e ampliadores de telas, é o passo inicial para melhorar a acessibilidade do Windows 7. Além do mais, se você não instalar um destes programas, as outras dicas ficarão mais difíceis ou até mesmo inviabilizadas.

Quando o assunto for leitor de telas para Windows 7, atualmente, indico duas opções: JAWS e NVDA.

Quanto aos ampliadores de tela, a boa surpresa do Windows 7 é que ele tem uma lupa bem mais decente e com mais recursos do que nas versões anteriores. Se ainda assim você preferir instalar programas de terceiros, recomendo que dê uma olhadinha no artigo: 10 Ampliadores de telas para seu computador .

Dica 2: Personalização do sistema

O Windows 7 trouxe uma série de melhorias quando o assunto é aparência e temas. Ah, que delícia poder utilizar um ambiente de trabalho com transparências, sombras e efeitos visuais diversos aqui e acolá. Isso é uma delícia pra você que enxerga meu querido! Pra quem é cego, não faz a menor diferença e principalmente, para quem tem baixa visão, essas firulas visuais só atrapalham.

Para adequar o visual do sistema e deixá-lo mais acessível, visualmente falando, sugiro mudar os seguintes itens:

Tema: O tema padrão do Windows 7 é chamado de Aero. Tal tema é responsável pelas transparências e efeitos visuais citados acima e ele só está disponível se você possuir uma boa placa de vídeo, caso contrário o tema padrão a ser adotado pelo sistema é o Windows 7 Basic.

Tanto o tema Aero quanto o Basic considero visualmente pouco acessíveis. Para contornar esse problema sugiro usar o tema Clássico do Windows, que é bem feinho, porém mais acessível visualmente.

Para alterar o tema do Windows 7: Abra o Menu Iniciar e digite “tema” no campo de pesquisa. Com o resultado de pesquisa o Windows trará a opção Alterar o tema. Na janela que se abre, utilize as setas direcionais para escolher entre os temas disponíveis.

Papel de parede: Obviamente o papel de parede é uma questão bem pessoal, mas se o intuito é deixar a carinha do sistema mais amigável aos olhos daqueles que pouco enxergam, sugiro uma imagem com poucas cores e menos informação visual, afim de não comprometer o uso do computador.

Tamanho da fonte: Talvez o tamanho da fonte padrão do Windows 7 não seja adequado para você. Para mudar o tamanho, abra o Menu Iniciar e digite no campo de pesquisa “Ampliar”. Como resultado você terá o item Ampliar ou reduzir textos e outros itens.

Na janela que se abre, você tem 3 tamanhos de fontes pré-definidas: Menor – 100%, Médio – 125% e Maior – 150%. Se estes tamanhos não se enquadram para você, no painel esquerdo desta mesma janela procure pela opção Definir tamanho do texto personalizado.

Dica 3: Teclas de atalho

Ter um bom domínio do teclado e de seus atalhos para executar programas e recursos do sistema é fundamental para tornar o Windows mais acessível. Eu sei que a gente tem que decorar um milhão de atalhos e isso por vezes é bem cansativo. Dá vontade de tacar o teclado na parede, né não?

Para decorar os atalhos de teclado, procuro associar o comando à função que ele exerce. Por exemplo, Ctrl + C, o “C” associo a função de Copiar. Outro exemplo, o comando Menu Iniciar + F, abre uma janela para buscarmos por arquivos no computador. O “F” nesse caso vem do inglês Find, que significa justamente buscar, mas se você não manja de inglês associe a letra F à Fuçar. E assim vá associando os comandos que você mais usa a uma palavra que faça sentido na sua cabeça.

Abaixo uma tabela com comandos e suas funções:

Comandos Função
Windows + Seta para cima Maximiza a janela aberta
Windows + Seta para baixo Restaura ou minimiza a janela atual
Windows + Seta Esquerda Move a janela atual para a porção esquerda da Área de Trabalho
Windows + Seta Direita Move a janela atual para a porção direita da Área de Trabalho
Windows + [número] Ativa e executa os programas na barra de tarefas
Windows + Home Minimiza todas as janelas, menos a atual
Windows + Espaço Deixa todas janelas transparentes
Windows + Pause/Break Abre as Propriedades de Sistema
Windows + Tab Ativa o Flip Aero 3D [aperte Tab para alternar entre as janelas]
Windows + B Muda o foco para a área de notificação
Windows + D Mostra ou Esconde a Área de Trabalho
Windows + E Abre o Windows Explorer
Windows + F Abre a janela de Busca
Windows + G Mostra todos gadgets sobre as janelas
Windows + L Bloqueia o computador
Windows + M Minimiza todas janelas
Windows + R Comando Executar
Windows + U Abre a Central de Facilidade de Acesso
Windows + Igual Ativa a lupa
Windows + Adição/Subtração Ativa a lupa e amplica ou reduz o zoom
Ctrl + Shift + Esc Abre o Gerenciador de Tarefas
Ctrl + Shift + N Cria uma nova pasta
«
»

5 Comentários

  • Dalmir Bernardo em 16 de fevereiro de 2017

    Sinto-me entusiasmado e motivado a cada vez estudar mais, em função do surgimento deste site.

    Responder
  • Luana Lamara Paiva em 16 de fevereiro de 2017

    Gostei muito! Bem elaborado e de muito fácil compreensão. Parabéns …

    Responder
  • Patricia da Silva Guimaraes em 16 de fevereiro de 2017

    Gostei muito de saber que alguém lembrou dos deficientes visuais.

    Responder
  • Ângela Maltezi em 16 de fevereiro de 2017

    Que DEUS nos proteja.

    Responder
  • Milton Luiz Pereira em 16 de fevereiro de 2017

    Muito bom,ter num site as perguntas e respostas vivenciadas em sala de aula sendo expostas de forma
    tão didáticas. Parabéns.

    Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *