TOPO
Publicado na categoriaArtigos

10 Ampliadores de tela para seu computador

Aviso: Artigo atualizado em 09/05/2017

Os ampliadores de tela, como o próprio nome sugere, fazem a ampliação de textos e imagens na tela do computador para facilitar a utilização por parte de pessoas com deficiência visual (baixa visão), ou ainda, para pessoas que tenham algum outro tipo de dificuldade visual, inclusive as temporárias.

Os ampliadores de tela também são conhecidos como: lupa, lente de aumento, zoom em tela e magnificadores (do inglês magnification).

Pessoas com baixa visão se beneficiam desse tipo de programa para ter acesso aos computadores, já que, normalmente, seu resíduo visual não permite a visualização dos itens na tela no tamanho normal. A característica principal desse tipo de software é a ampliação da tela, mas há programas que oferecem um sintetizador de voz, que agregado à ampliação, tornam o trabalho na frente do computador menos cansativo aos usuários. Outros oferecem alto contraste, opções para o cursor e ponteiro do mouse e outras funcionalidades interessantes para facilitar a localização e identificação de itens na tela.

Abaixo cito alguns ampliadores de tela conhecidos por mim e outros pesquisados na internet. Vale lembrar que essa lista não é de classificação e sim de ordenação, ou seja, meu intuito não é dizer qual é o melhor programa, mas apenas mostrar opções variadas que vão dos gratuitos aos pagos, com muitos ou poucos recursos e para diferentes sistemas operacionais.

1. Lupa do Windows

Logotipo da Lupa do Windows

A lupa do Windows talvez seja o ampliador de tela mais acessível aos usuários, já que o recurso é nativo no Windows desde a versão 98 (se eu não me engano!). Ele é extremamente leve e não consome recursos do sistema, em compensação, possui poucas opções de configuração.

Seus principais recursos são: nível de ampliação de até 16x, inversão de cores, funções de rastreio (seguir o ponteiro do mouse, o foco do teclado e o ponto de inserção do texto) e 3 modos de exibição (tela inteira, lente e âncorado). A qualidade da ampliação deixa a desejar quando o nível de zoom é muito alto, nesse caso ocorre pixelização (quando as letras ficam quadriculadas).

Desenvolvedor: Microsoft | Versão: Não Informada

Para ativar a Lupa do Windows, abra o Menu Iniciar e digite “lupa” na caixa de pesquisa ou se preferir use o atalho Menu Iniciar + Sinal de adição

2. MAGic

Logotipo do ampliador de tela MAGic

O MAGic é desenvolvido pela mesma empresa do leitor de tela JAWS, sendo considerado por muitos, o melhor ampliador de tela disponível no mercado.

O ampliador de tela MAGic possui um sintetizador de voz, o mesmo do leitor de tela JAWS, que lê de forma objetiva o que está na tela. Uma espécie de ajuda auditiva para você não cansar muito os olhos.

O ponto negativo é que ele consome bons recursos do seu sistema, deixando seu computador um pouco mais lento. Outro problema do MAGic é o preço de sua licença. Custa…melhor não falar, vai que você resolve párar de ler esse artigo!

Desenvolvedor: Freedom Scientific | Versão: 13 (Demo | seções de 40 minutos)

Baixe o MAGic

3. ZoomText

Logotipo do ampliador de tela ZoomText

Este software é uma das soluções mais completas disponíveis no mercado. O ZoomText possui uma enormidade de recursos que facilitam a vida do usuário com baixa visão.

Além de várias opções de ampliação, o programa oferece uma série de funções para configurar o contraste da tela, cores e tamanhos diferentes para o cursor do mouse e um sintetizador de voz. Nesse último quesito o ZoomText parece ter integrado melhor o leitor de tela do que o MAGic, oferecendo uma integração entre ampliação e leitura bem inteligente. Ponto negativo: Preço caríssimo.

Desenvolvedor: Ai squared | Versão: 10.1 (Trial – Funciona por 60 dias, depois terá que comprar a licença)

Baixe o ZoomText

4. Orca

Logotipo do ampliador e leitor de tela orca

O Orca, além de ampliador, também é leitor de tela, o que facilita a vida de muita gente. Afinal parece ser inteligente unir em um só programa um ampliador e um leitor de tela.

O Orca, diferentemente dos ampliadores citados até então, é desenvolvido para plataforma Linux. Assim como no artigo 6 leitores de tela para seu computador, vou indicar o Projeto F123 para você conhecer o Linux e consequentemente o Orca.

Desenvolvedor: Accessibility Program Office of Sun Microsystems | Versão: 3.22 (Gratuito e de Código Aberto)

Baixe o F123

5. ZoomIt

Logotipo do ampliador de tela Zoomit

Provavelmente o desenvolvedor do Zoomit não pensou no programa como um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O foco do programa me parece estar em palestrantes e profissionais que usam apresentações em eventos ou coisas do gênero, já que seus recursos, além da ampliação, são focados em marcações e anotações na tela. Mesmo assim, por ser um programa levíssimo e não precisar ser instalado no computador, o ZoomIt pode ajudar na hora do aperto.

Desenvolvedor: Mark Russinovich | Versão: 4.5 (Gratuito – não precisa ser instalado)

Baixe o ZoomIt

6. Virtual Magnifying Glass Portable

Logotipo do ampliador de tela Virtual Magnifying Glass Portable

O Virtual Magnifying Glass Portable faz aquilo que promete: Amplia a tela e nada mais! Possui um menu intuitivo e de fácil configuração. A lupa acompanha o mouse e você pode definir o tamanho da área de ampliação.

Outro ponto a favor do VMGP é o fato dele ser portátil, podendo ser levado num pendrive. O único problema desse programa é que toda vez que você clicar em algo a lupa irá sumir. Falha de usabilidade grave.

Desenvolvedor: Portable Apps | Versão: 3.6 (Gratuito – Portátil)

 

Baixe o VMGP

7. Lightning Express

Logotipo do ampliador de tela Lightning Express

O Lightening Express tem a proposta de ser um ampliador de tela de fácil utilização. Ele tenta ao máximo descomplicar a vida do usuário. Possui ampliação de até 6x, podendo resolver o caso daqueles que tenham um bom resíduo visual. Também possui alto contraste e opções visuais para o mouse.

Apesar de eu ter um computador moderno, com placa de vídeo e memória de sobra, achei o programa um tanto quanto lento.

Desenvolvedor: Claro Sofware | Versão: 1.2 (Gratuito – Portátil)

Baixe o Lightning Express

8. Magical Glass

Logotipo do ampliador de tela Magical Glass

O Magical Glass é mais um ampliador de tela da “família” gratuito e cumpridor naquilo que se propõe. Pra quem gosta do estilo “lupa que acompanha o mouse” o programa é uma boa pedida.

O Magical Glass não é nada mágico quando o assunto é recursos variados. No entanto, ele é bem fácil de configurar, bastando para isso, utilizar o teclado numérico (1 a 9) para ampliar, aumentar a área de zoom e ativar alto contraste. Mais fácil impossível.

Desenvolvedor: FreeStone Group | Versão: 2.0.0.2 (Gratuito)

Baixe o Magical Glass

9. DesktopZoom

Logotipo do ampliador de tela DesktopZoom

Fácil de usar, leve e portátil, o DesktopZomm possui diversos modos de ampliação, controle de zoom, cores invertidas e alto contraste.

O que chama a atenção é uma espécie de miniatura que fica no canto inferior da tela, mostrando ao usuário em que parte da tela ele se encontra. Muito útil esse recurso. O programa é perfeito para usuários com necessidades básicas de ampliação, porém achei a qualidade da ampliação horrível.

Desenvolvedor: DesktopZoom | Versão: 3.5 (Gratuito – Portátil)

Baixe o DesktopZoom

10. ZZoom

Logotipo do ampliador de tela ZZoom

Assim como o Zoomit, descrito acima, o ZZoom não foi desenvolvido pensando na acessibilidade de uma pessoa com baixa visão, mas isso não nos impede de usarmos o programa para tal função. O ZZoom é leve e não precisa ser instalado no computador. A área de ampliação do programa pode ser redimensionada ou fixada em um ponto específico da tela.

O programa possui funções para capturar a cor por onde o cursor passa e capturar uma imagem da tela. Recursos ótimos para quem é Designer ou trabalha com edição de imagens.

Desenvolvedor: Andrea Doimo | Versão: 1.0 (Gratuito – não precisa ser instalado)

Baixe o ZZoom

Como podemos perceber, o que não falta é opções de ampliadores de telas para…desculpe o trocadilho, ampliar nossa acessibilidade e nosso conhecimento. Nessa lista procurei trazer opções de programas que vão dos simples aos completos, dos que têm poucos recursos aos cheios de recursos e dos gratuitos aos que custam os olhos da cara (sem trocadilhos dessa vez!).

«
»

4 Comentários

  • Lelis em 16 de fevereiro de 2017

    Não ficou claro se em algum deles eu posso continuar a editar o texto depois de aumentado. Poderia esclarecer?
    Grato

    Responder
  • Antonio Guedes de Araujo em 16 de fevereiro de 2017

    como posso instalar o leitor de tela pois não vejo posso instalar com orientação passo a passo?

    Responder
  • Dinho Gomes dos Santos em 16 de fevereiro de 2017

    Gostaria de saber se existe algum programa que aumente as letras pequenas de outros programas??……no meu trabalho a empresa tem um programa no monitor do meu caixa,e as letras desse programa é muito pequena… e eu tenho baixa visao…existe um programa de aumento de letras de outro programa???

    Responder
  • Jota em 16 de fevereiro de 2017

    Prezado Ricardo,
    Muito obrigado pela ajuda ao compartilhar!
    Abraços!

    Responder

Fique a vontade para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *